Auxílio doença aumenta pedidos durante a pandemia; aprenda a solicitar o benefício

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o número de solicitações de auxílio doença quintuplicaram entre março e abril. Estes foram os dois meses de evolução do contágio do coronavírus no Brasil. Os dados apontam que entre um mês e outro, os pedidos saltaram de 100 mil para 500 mil. Devido ao fechamento das agências tudo tem sido feito de forma online.

Auxílio doença aumenta pedidos durante a pandemia; aprenda a solicitar o benefício
Auxílio doença aumenta pedidos durante a pandemia; aprenda a solicitar o benefício (Imagem: Montagem/FDR)

O INSS informou que no início de março, quando as agências da Previdência Social ainda funcionavam com atendimento presencial, o tempo de espera para realizar a perícia médica que dá direito ao auxílio doença era de 15 dias.

Com as mudanças, o Instituto não comunicou qual o atual prazo. Mas, não há realização de perícia presencial, os interessados em solicitar o benefício precisam anexar um atestado médico ao pedido feito no site do Meu INSS, ou no aplicativo de mesmo nome.

Os pagamentos são feitos no valor de R$1.045, e funcionam como uma antecipação, já que a única forma de comprovar o direito ao auxílio é o atestado.

Assim que as agências retornarem, o que deve acontecer em 19 de junho, os cidadãos terão direito a fazer a perícia médica e solicitar um novo salário e mais tempo de recebimento.

Por enquanto, quem deseja renovar o pagamento também consegue fazer de maneira online. Para isso, será preciso apresentar um atestado em que o médico solicita a renovação do pagamento porque o paciente continua apresentando as mesmas incapacidades. Podem ser feitas até seis prorrogações. 

Como solicitar o auxílio doença

Impreterivelmente durante a pandemia do coronavírus, o INSS abriu a possibilidade de requerimento online do auxílio doença. Para isso, o trabalhador que é segurado da Previdência precisa preencher uma ficha e criar um cadastro no Meu INSS.

Após ter criado seu login e senha ele pode escolher por fazer o pedido no site ou no aplicativo. Basta informar seu CPF e sua senha.

O atestado médico não pode ter nenhuma rasura, deve estar com a assinatura do médico e seu registro no Conselho, bem como, possuir em destaque a validade do pedido e a recomendação com o prazo de repouso do paciente.

Qualquer dúvida pode ser respondida pelo chat no app ou site, e ligando para a central do INSS no telefone 135.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile