publicidade

Um dos assuntos da moda é: educação financeira. Mas podemos dizer que deixar as finanças organizadas não é uma tarefa tão simples para a maioria das pessoas. O número de brasileiros que não conseguem organizar seu orçamento e manter uma reserva de segurança, é muito grande.

Aprenda a criar um caixa 2 no seu orçamento e evitar prejuízos
Aprenda a criar um caixa 2 no seu orçamento e evitar prejuízos (Reprodução: Google)
publicidade

De acordo com uma pesquisa recente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), cerca de 67% dos brasileiros não consegue guardar uma parte de seus rendimentos para uma emergência.

Neste ano, em janeiro, outro estudo divulgou que, para 49% dos entrevistados, a meta era guardar dinheiro em 2020. Mas o grande problema é que ninguém contava com a pandemia de Covid-19, que acabou atrapalhando os planos de muita gente.

Independente disso, existem algumas dicas que podem ser essenciais na hora de construir uma reserva de emergência. Mesmo com a pandemia, em alguns casos, é possível se esforçar um pouco e tentar poupar uma graninha no seu orgaçemento. Veja o que fazer:

  1. Registre suas despesas e organize

Ter um controle sobre suas receitas e suas despesas é o primeiro passo para conseguir se organizar. Atualmente existem diversos aplicativos gratuitos que ajudam com essa questão, mas é possível apelar também para a boa e velha planilha ou até mesmo para um caderno de anotações.

Insira as informações de todo dinheiro que entra e sai, além de colocar todos os gastos variáveis.

  1. Separe um valor mensalmente

De acordo com os seus ganhos, defina uma quantia de qualquer valor e separe-a mensalmente. O importante é que isso seja uma regra e você nunca deixe de separar, por isso não importa se o valor for pequeno.

  1. Procure investimentos

Procure algum investimento de baixo risco e invista a sua reserva. Essa é uma forma do dinheiro não ficar parado e você não cair na tentação de usá-lo. Além disso, é importante que você escolha uma opção que seja de Renda Fixa. Caso não queira investir, coloque o dinheiro em uma conta poupança.

Bartira Araújo é formada em Jornalismo pela pela Universidade Santa Cecília. Já trabalhou como analista de comunicação em uma agência de tecnologia e marketing e atualmente é redatora do portal FDR.