Durante o período da pandemia do novo coronavírus, muitos setores foram impactados com o número baixo de atendimentos e também solicitações. Um dos mais pontuados foi o setor de turismo e aviação. Com aeroportos operando em baixa, sem muita circulação, muitos voos foram cancelados e também sendo necessário se readequar as operações das companhias aéreas. O aeroporto de Congonhas, no estado de São Paulo, foi um dos afetados.
Passando mais de um mês sem nenhum voo comercial, ou seja, aberto para a população em geral, o aeroporto vai voltar a funcionar para passageiros nesta sexta-feira (22). Desde então, o espaço só tinha funcionado como suporte para as viagens.
Como para estacionamento de aviões e para manutenções das aeronaves, além de operações de táxi-aéreo. A primeira companhia a voltar a operar será a Latam, inclusive a última que realizou operação no mesmo aeroporto.
Seguindo o cronograma de atividades, a próxima a companhia a ter operação em Congonhas será a Gol, já a Azul só volta a ter voos no dia 15 de junho. Mas vale destacar que os destinos são de classificação e determinação de cada operadora de viagens.
No primeiro dia de funcionamento serão quatro voos da Latam, mas sem ir muito distante. Será um para o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e outros dois para Brasília (DF).
Vale ressaltar que São Paulo não ficou sem voos, as companhias concentraram a sua operação durante os dias da quarentena em que o fluxo de atividades em Congonhas diminuiu 90%, atuou nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.
Já a partir do mês de junho, os destinos começam a ficar ainda maiores. Isto porque há uma previsão de retomada ainda lenta para as operações, voltando ao pouco as normalidades. Segundo elas, primeiros voos serão para o Rio e Brasilia, mas no decorrer do mês mais destinos serão adicionados, como:
Azul – 168 voos diários
- Rio de Janeiro
- Belo Horizonte (MG)
- Recife (PE)
- Cuiabá (MT)
Gol – mais de 70 voos diários
- Florianópolis (SC)
- Navegantes (SC)
- Salvador (BA)
- Recife (PE)
- Belo Horizonte (MG)
- Curitiba (PR)
- Porto Alegre (RS)
Latam – 74 rotas nacionais
- Belo Horizonte (MG)
- Chapecó (SC)
- Curitiba (PR)
- Joinville (SC)
- Porto Alegre (RS)
- Ribeirão Preto (SP)
- Salvador (BA)
- São José do Rio Preto (SP)
- Rio de Janeiro (RJ)