Pará amplia lockdown em mais sete cidades e isolamento se torna severo

Crescimento da taxa de mortalidade por covid-19 no estado do Pará, faz com que o governo municipal reforce o isolamento social. Nesse sábado (16), foi publicado o decreto de número 729/2020 determinando a aplicação do lockdown em mais sete municípios da região. Até o dia 24 de maio, as cidades de Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Santarém, Abaetetuba e Capanemterão a suspensão total de suas atividades não essenciais, sob a aplicação de multa em caso de descumprimento.  

Pará amplia lockdown em mais sete cidades e isolamento se torna severo (Imagem: Reprodução - Google)
Pará amplia lockdown em mais sete cidades e isolamento se torna severo (Imagem: Reprodução – Google)

De acordo com os gestores, a decisão foi tomada após a comprovação de um alto índice de contágio nas últimas semanas. Mesmo com outras cidades em isolamento, os locais sinalizados no decreto registraram estar com 50% a mais de doentes em comparação ao estado como um todo.  

Até o momento, são 17 cidades em regime restritivo, sendo elas:  Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Isabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia, Santo Antônio do Tauá, Cametá, Canaã dos Carajás, Parauapebas, Marabá, Santarém, Abaetetuba e Capanema.

Fiscalização e multas 

Até esta terça-feira (19), a fiscalização nos novos municípios acontecerá de forma educativa. Aqueles que descumprirem o decreto serão convidados a voltarem para suas casas ou fecharem seus estabelecimentos.

No entanto, a partir desta quarta-feira (20), as multas passarão a ser aplicadas com valores que variam entre R$ 150 (pessoa física) e R$ 50 mil (pessoa jurídica).  

“O objetivo é garantir que a população saia de casa somente para ter acesso a serviços essenciais. Assim como já está sendo feito nos dez primeiros municípios que foram incluídos no decreto, o atendimento à saúde continuará funcionando, além de supermercados, farmácias, feiras, bancos e outros estabelecimentos considerados essenciais, de acordo com a lista disponibilizada no decreto”, explicou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer. 

Isenções de isolamento no Pará

No entanto, há alguns pontos que precisam ser levados em consideração. Para crianças que possuem a guarda compartilhada, seus genitores poderão circular uma vez por semana para poder levar e buscar os menores. Nesse caso, será preciso apresentar um documento que comprove a divisão entre os pais.  

Outra liberação no estado do Pará também foi concedida para os serviços de delivery no setor de alimentos. Produtos naturais, industrializados ou comida prontas poderão continuar sendo enviados 24h por dia, sem restrição.

O mesmo se aplicará na área de farmácia, com medicamentos, produtos de higiene pessoal e limpeza.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.