A área de Tecnologia da Informação tem crescido consideravelmente. Esse aumento obtido pelo mercado já estava acontecendo e se intensificou com a pandemia. Milhares de empresas pelo país tiveram que se adequar para oferecer trabalho em home office e com as escolas ocorreu o mesmo, muitas precisaram oferecer aulas de forma online. Com isso, surgiu a percepção do Senac em investir em tecnologia.
De acordo com informações apresentadas pelo mercado, cerca de 46 mil pessoas concluem um curso no ensino superior na área de tecnologia da informação. Acontece que a demanda acaba sendo maior, pois ainda de acordo com a pesquisa, surgem cerca de 70 mil postos de trabalho todos os anos.
De olho nessas informações, o Senac-ES, em parceria com o Senac EAD, resolveu abrir inscrição para 5 novos cursos voltados para essa área.
Os cursos são: Tecnologia em Banco de Dados, Tecnologia em Defesa Cibernética, Tecnologia em Segurança da Informação, Tecnologia em Sistemas para Internet e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Segundo Rogério dos Santos Zenar, coordenador do curso de graduação de Gestão de Tecnologia da Informação (TI) do Senac EAD, três desses cursos auxiliam o estudante ao oferecer uma oportunidade de trabalhar como programador ou desenvolvedor de sistemas. As outras duas opções de graduação dão ao aluno a chance de trabalhar com a segurança dos dados de empresas, instituições e população.
Ainda de acordo com ele, o aparecimento de tantas oportunidades está ligada à mudança de comportamento da sociedade nos últimos anos. O exemplo mais corriqueiro foi a adesão aos aplicativos de transporte de passageiros. “Antes, as pessoas solicitavam serviço de táxi e, agora, a maioria prefere realizar as chamadas pelos aplicativos”, completa.
Para efetuar inscrição nos novos cursos do Senac é preciso acessar o site www.ead.senac.br. As aulas estão previstas para iniciar no próximo dia 13 de agosto de 2020. No portal é possível consultar os valores, carga horária e grade curricular de cada graduação.
A instituição afirma que para iniciar o estudante precisa ter finalizado o ensino médio e possuir conhecimentos básicos em informática.