Cursos Gratuitos: UFPB oferece 2 mil vagas para capacitação ONLINE

Instituições de ensino investem no EAD (ensino a distância) durante o período da pandemia. Nessa semana, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) anunciou que estará abrindo 20 turmas online para a realização de 8 cursos gratuitos de qualificação. Os interessados deverão fazer suas inscrições por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), até o dia 22 de maio. As aulas estão previstas para começar no próximo dia 30, e se estenderão até setembro.  

Cursos Gratuitos: UFPB oferece 2 mil vagas para capacitação ONLINE (Imagem: Reprodução - Google)
Cursos Gratuitos: UFPB oferece 2 mil vagas para capacitação ONLINE (Imagem: Reprodução – Google)

Para poder participar, a instituição exige que os candidatos tenham concluído o ensino fundamental e sejam maiores de 16 anos. Tais determinações precisarão ser comprovadas a partir do envio do histórico escolar e também da documentação pessoal, com informes sobre endereço, telefones para contato e vinculo escolar.  

O preenchimento das 2 mil vagas será feito conforme a ordem das inscrições. Para isso, a banca avaliadora irá conferir se os cadastros estão dentro das exigências citadas acima, e os primeiros dois mil a cumprirem as solicitações estarão devidamente aprovados.  

Na sequência, será preciso realizar a matrícula, entre o período de 26 a 29 de maio. Em caso de desistência, deverá ocorrer uma lista de remanejamento para que os demais interessados possam ser selecionados conforme as oportunidades disponíveis.  

Áreas de atuação nos cursos gratuitos

As turmas de capacitação atuarão nas seguintes áreas: auxiliar de agropecuária, auxiliar em nutrição e dietética, cervejeiro, caprinocultor, agricultor orgânico, padeiro, instalador e reparador de redes de computadores e assistente administrativo.  

Os alunos contarão com aulas online, participação em seminários e demais dinâmicas digitais. Além disso, terão acesso a conteúdo exclusivos, indicações de leituras e atividades feitas especialmente para cada disciplina.  

As avaliações ocorrerão conforme os critérios dos professores, que poderão aplicar provas ou solicitar trabalhos em grupo a depender das atividades já desenvolvidas. A conclusão das aulas e formatura está prevista para o dia 30 de setembro, conforme determina o calendário acadêmico anunciado pela UFPB.  

EAD como oportunidade 

Com a chegada do novo coronavírus, essa é a primeira vez em que a UFPB passa a ofertar cursos gratuitos inteiramente digitais. De acordo com a assessoria da instituição, a ação tem como finalidade incentivar os alunos a manterem os ritmos de estudos e cumprirem o cronograma acadêmico. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.