Para evitar a aglomeração devido a propagação do coronavírus, o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) adotou diversas novas medidas para que seja preservada a saúde de seus colaboradores e famílias. Entre elas, o atendimento das agências do INSS nas unidades físicas estão suspensos até o dia 22 de maio.
Com esta decisão, os aposentados e pensionistas que estão em busca de atendimento ou retirada de dúvidas, além de pedidos de benefícios, devem ficar atentos aos canais que estão sendo utilizados durante a pandemia.
De acordo com o INSS, os atendimentos seguem de forma normal através das plataformas já remotas e conhecidas pelos contribuintes, como o portal Meu INSS – disponível no site ou app – e o telefone.
Conheça um pouco mais dos procedimentos que podem ser realizados em cada uma das funcionalidades que podem ser utilizadas tanto por aposentados e pensionistas, quanto os contribuintes que não tem recebimento de benefícios ainda.
Com o Meu INSS – disponível para acesso no site ou através do aplicativo localizado nos sistemas operacionais Andorid ou iOS, o contribuinte pode realizar diversos procedimentos, inclusive solicitar benefícios.
Em alguns casos, a aprovação é imediata. Na plataforma é possível obter serviços e realizar consultas aos benefícios. O segurado acessa e acompanha todas as informações da sua vida laboral (ou seja, sua história de trabalho) como dados sobre contribuições previdenciárias, empregadores e períodos trabalhados. Veja a lista completa:
- Aposentadoria por idade
- Aposentadoria por tempo de contribuição
- Pensão por Morte rural e urbana
- BPC/Loas
- Certidão de Tempo de Contribuição
- Atualização de dados cadastrais do beneficiário
- Seguro Defeso do Pescador Artesanal
- Salário maternidade
- Carta de Concessão de Benefício
- Agendamento de Perícia Médica
- Extrato de Imposto de renda
- Cálculo de contribuições em atraso
- Acordos Internacionais
- Excluir desconto de mensalidade associativa do benefício
- Revisão
- Recurso
- Cópia de processo
- Resultado de perícia médica
- Bloqueio do benefício para empréstimo consignado
- Acordos Internacionais
Vale destacar que podem acessar esta plataforma todos os cidadãos que recebem qualquer tipo de benefício do INSS. Na ferramenta é possível inclusive enviar o atestado médico para garantir o recebimento do auxílio doença.
Além deste, ainda há acesso aos serviços também pelos canais de atendimento ao cliente, como o telefone 135. Ao realizar uma ligação o contribuinte não gasta créditos, pois é gratuita e pode obter informações e acompanhar muitos serviços de forma remota.