Entre as medidas adotadas com objetivo de manter os empregos em meio a pandemia do coronavírus, foi autorizado pelo governo que os empregadores e funcionários negociassem uma redução proporcional de jornada e salário ou até mesmo a suspensão do contrato de trabalho. Estes trabalhadores tem o direito de receber o BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda), que representa um percentual do seguro-desemprego pago se o mesmo fosse demitido.
O valor do BEm a ser recebido fica entre R$261,25 a até R$1.813,03 e é pago pelo governo federal. A primeira parcela do benefício é depositada em 30 dias após o acordo ser feito entre as partes.
Para isso, o trabalhador precisa comunicar o Ministério da Economia em no máximo 10 dias após o acordo. Caso isto não seja feito, o pagamento acontece em 30 após o Ministério ser avisado.
Existem duas maneiras de consultar o pedido deste benefício e acompanhar seu andamento: através da Carteira de Trabalho Digital ou pelo portal de serviços do Ministério da Economia. Confira mais detalhes:
Carteira de Trabalho Digital
As pessoas que já tem o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, precisam apenas realizar o login e ir até a aba “Benefícios”. Fazendo isso, clique em Benefício Emergencial para ver mais informações.
Pessoas que ainda não possuem o aplicativo Carteira de Trabalho Digital, precisam fazer o download na loja de aplicativos do seu celular Android ou iOS.
Confira como fazer:
Clique no botão “Entrar”
- Insira seu CPF. (pessoas que já possuem cadastro prévio no acesso.gov.br, no Sine Fácil ou no Meu INSS, necessitam somente digitar o CPF e clicar em “Próxima”, agora digite sua senha de acesso e autorize o uso de dados pessoais.
- Já quem não possui cadastro ainda, deverá clicar em “Crie sua conta” e seguir os passos da mesma forma que o exemplo a seguir:
- Depois de realizar todo este processo, volte para o aplicativo, insira o seu CPF e informe a senha que acabou de cadastrar e clique em entrar. Por fim, vá na aba “benefícios”.
Consultar BEm no Portal de serviços
Quem preferir acessar o Portal de Serviços do governo pela internet também é fácil. O primeiro passo é acessar o endereço: www.gov.br.
Pessoas que já possuem cadastro podem fazer o login e saber de sua situação indo em Meus Benefícios. Quem não possui cadastro, precisa realizar antes de fazer a pesquisa.