Nesta segunda-feira (11), as agências da Caixa Econômica Federal de Manaus amanheceram com filas menores de beneficiários para sacar o auxílio emergencial de R$600, que está sendo pago pelo governo por conta da pandemia causada pelo coronavírus.
A segunda parcela do auxílio ainda não teve a sua data definida. No início, o governo disse que iria realizar o pagamento do novo lote entre os dias 27 até 30 de abril, mas duas semanas depois o calendário não foi sequer divulgado.
O pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial começou a ser realizado no dia 9 de abril, e após isso as pessoas vem se aglomerando em filas nas portas das agências da Caixa.
Segundo informou o banco no dia (10), já foram creditados R$35,5 milhões para 50 milhões de pessoas e 93% dos beneficiários já teriam realizado algum tipo de movimentação.
Na capital Manaus, pessoas chegaram a dormir nas portas das agências para tentar garantir o seu atendimento.
No último dia 30, a Caixa deu início aos pagamentos do auxílio emergencial para cerca de 1,7 milhão de trabalhadores informais, que não estão cadastrados em nenhum sistema do governo e fizeram o cadastro no aplicativo e o site do banco.
Ontem (11), na agência que está localizada na Avenida Autaz Mirim, na Zona Leste do Amazonas, uma equipe de funcionários realizava um pré-atendimento na área externa do banco, para que pudessem esclarecer as dúvidas dos beneficiários, tirar cópia de documentos e fornecer a senha exigida para o saque do benefício.
Já uma outra agência que está localizada no bairro Cidade Nova, os funcionários do banco estavam realizando o monitoramento da fila e separavam os beneficiários do auxílio emergencial do restante das pessoas para agilizar o atendimento específico dentro da agência.
A Sejusc fez a instalação de tendas em sete agências da Caixa no estado. O objetivo dessas tendas era atender a população em situação de vulnerabilidade e que precisa de atendimento emergencial, como é o caso das pessoas que necessitam emitir RG para receber o benefício do Governo Federal.
De acordo com as informações dos servidores no local, a previsão é de atender o público das 8h às 15h, enquanto for realizado o pagamento do auxílio.
Vale lembrar que os beneficiários devem priorizar o uso do aplicativo Caixa Tem para realizar a movimentação do seu benefício.