Imposto de Renda 2020: Sobe número de entregas da declaração

Em meio a tantas notícias relacionadas ao coronavírus, uma das obrigações dos brasileiros acabou ficando em segundo plano: a Declaração do Imposto de Renda 2020. Mas nos últimos dias, o número de pessoas que já concluíram e enviaram a declaração aumentou atingindo o número de 13.308.540.

Imposto de Renda 2020: Sobe número de entregas da declaração
Imposto de Renda 2020: Sobe número de entregas da declaração (Foto: Google)

O prazo de entrega da declaração começou no dia 2 março e foi ampliado até 30 de junho em decorrência da pandemia.

A expectativa da Receita Federal para este ano é de receber uma média de 32 milhões de documentos. Ou seja, há 1 mês do prazo final menos da metade dos contribuintes já cumpriu com as suas responsabilidades.

Joaquim Adir, supervisor nacional do IR, em entrevista ao portal Valor Investe, além de relembrar a nova data limite de entrega da declaração, disse que o vencimento das cotas de pagamento também foi alterado.

A primeira delas vence no dia 30 de junho e as outras no último dia útil dos meses seguintes. Ele também relembrou que não é mais obrigatório informar o número do recibo de entrega da última declaração.

Todas as mudanças foram pensadas como forma de evitar aglomerações de pessoas no atendimento da Receita Federal, em empresas e bancos. O objetivo é combater o contágio pelo coronavírus.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2020

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile