A quarentena e o isolamento social parecem aumentar de duração a cada semana, com isso criar uma loja virtual para vender seu produtos pode se tornar uma estratégia muito importante. As possibilidades para se montar um e-commerce podem ser muito variadas, tanto em variedade quanto em custos.
Para quem ainda é novato nesse universo on-line, essa pode até parecer uma tarefa difícil, mas acredite, não é!
Para te ajudar nesse começo que pode parecer complicado, vamos listar o passo a passo completo para ter a sua loja on-line vendendo.
Por que vender on-line é um bom negócio?
Antes de começar o seu e-commerce, você precisa entender o motivo desse passo ser tão importante. Recentemente analisei se uma das soluções para a crise no comércio poderia estar nas vendas on-line, e a resposta é sim!
Em primeiro lugar temos o contexto de vendas atual, com as medidas de isolamento social é muito mais fácil vender de maneira virtual.
Além de proteger você e seus funcionários, você também dá uma possibilidade mais segura para o seu cliente.
Mesmo após o retorno do isolamento, o que ainda não temos como estimar, o comportamento dos consumidores ainda será diferente, a tendência é que priorizem as compras on-line.
Agora que está clara a importância de construir o seu e-commerce, vamos ao primeiro passo para ter o seu!
1º Passo: escolha um nome para o domínio do e-commerce
Chamados de domínio, o nome do seu site: www.minhaloja.com . É importante pensar em um domínio que seja marcante e que resuma sua atividade.
Além de ficar bem ranqueado nas páginas de busca, falaremos melhor disto depois, é importante pensar em um domínio que fique gravado rapidamente nos clientes e que possa ser encontrado com facilidade.
Para usar o domínio será necessário pesquisar se alguém já está usando ele, se estiver livre você terá que registrá-lo em seu nome, e isso geralmente tem um custo.
2º Passo: escolha o serviço de hospedagem e o plano ideal
No início da sua loja existem dois serviços que podem ser cobrados ou não: O domínio e a hospedagem do site.
Eu digo que podem ou não ser cobrados, pois existem empresas que permitem a criação de um domínio com hospedagem gratuita, por exemplo:
A desvantagem de escolher os planos gratuitos é que o seu domínio terá que ter o nome da empresa no meio, ou seja, os cliente vão saber que a sua loja está com no plano gratuito e isso pode passar uma imagem ruim.
Os planos pagos, além de te darem um suporte maior, também têm planos bem acessíveis. Separamos algumas empresas que podem ser interessantes:
- Loja UOL: a partir de R$ 59,99 por mês;
- Hostgator: a partir de R$ 8,99 por mês (necessário pagar por um ano);
- WIX: a partir de R$ 19,00 por mês.
Existem outras opções no mercado, mas no geral, quanto maior o suporte e a quantidade de recursos na sua loja, maior também o custo.
3º Passo: abrir CNPJ
Para poder enviar as entregas pelo correio ou transportadora será necessário emitir as notas fiscais dos produtos. Para isso é necessário possuir a empresa aberta.
O mais indicado é começar com o registro de Microempreendedor Individual (MEI), pois os custos são mais baixos e o processo de abertura é muito mais rápido.
Com o MEI já possível emitir notas fiscais, mas é necessário acompanhar o faturamento da loja, já que a modalidade tem o teto de R$ 6.000 por mês.
4. Passo: escolher a logística
Com a empresa aberta já é possível emitir notas fiscais e enviar suas mercadorias via Correios, por exemplo.
Agora é hora de estabelecer a logística de entregas. As entregas podem ser feitas por correio, transportadora ou até motoboy.
Também será necessário que alguém fique responsável por receber os pedidos da loja e embalar e enviar as vendas.
Dependendo do serviço de hospedagem, é possível integrar sua loja com os Correios e serviços de entrega. Assim após receber um pedido, você já tem a etiqueta necessária para enviar a encomenda.
5º Passo: cadastrar meios de pagamento do e-commerce
Agora também já possível criar uma conta para receber os pagamentos on-line, assim os clientes podem pagar no boleto e no de crédito.
Exemplo de serviços de pagamentos que você pode utilizar:
6º Passo: cadastrar produtos e lançar sua loja
Agora que toda a estrutura de pagamentos e entregas já está montada, você pode cadastrar os produtos e preços.
Aproveite para criar contas da loja no maior número de redes sociais, assim você pode avisar os clientes de ofertas e promoções.
7° Passo: investir em redes sociais e atendimento online ao público
Com a plataforma concluída, é hoje de divulgá-la! Redes sociais como Instagram e Facebook podem ser ótimos amigos do lojista. Ambas possuem plataformas de vendas super flexíveis para o seu negócio.
Mas, a aposta ideal é ter um Whatsapp comercial, com informações sobre a sua loja e atendimento rápido e eficiente para sanar possíveis dúvidas dos clientes.