IR 2020: mais de 7,5 milhões de declarações são entregues

Segundo a Receita Federal, mais de 7,5 milhões de contribuintes já fizeram o envio da declaração do Imposto de Renda (IR 2020) até a tarde de ontem (26). Este número representa cerca de 23% do total de 32 milhões de declarações que a Receita estima receber.

Mesmo diante da pandemia causada pelo coronavírus, e de muitos pedidos de adiamento, o prazo de entrega permanece o mesmo, dia 30 de abril. O sistema da Receita para o envio funciona das 5 da manhã até a 1 da madrugada.

Leia Mais: IRPF 2020: extrato da aposentadoria deve fazer parte da declaração

Importante lembrar que ao entregar a declaração depois do prazo estipulado, ou não entregar, fica sujeito a uma multa que vai de R$165,74, podendo chegar a até 20% do imposto devido.

Sempre reforçamos, as vantagens de entregar a declaração do IR 2020 com antecedência. Além de ter mais tempo para se organizar, separar toda a documentação necessária e fazer o preenchimento da declaração sem erros, omissões e inconsistências, a restituição acontece mais cedo.

A prioridade continua sendo para os idosos, portadores de deficiência ou doenças graves ou mentais. Para este ano, serão cinco lotes de restituição, dois a menos que em 2019.

Quem deve declarar o IR 2020

Leia Mais: Saiba como receber o auxílio de R$300 pago aos trabalhadores informais

Se você se encaixa nos requisitos de obrigatoriedade, a dica é que comece o mais breve possível a preparar e enviar sua declaração.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile