IPCA e PIB 2020 recebem nova expectativa de crescimento

Alterações no mercado financeiro poderão beneficiar investidores brasileiros. Nessa segunda-feira (2), o relatório de Mercado Focus divulgou as previsões econômicas para o ano de 2020. Segundo os dados, tanto o PIB quanto o IPCA estão com uma projeção positiva e poderão ajudar a movimentar a economia nacional.

IPCA e PIB 2020 recebem nova expectativa de crescimento (Imagem: Reprodução - Google)
IPCA e PIB 2020 recebem nova expectativa de crescimento (Imagem: Reprodução – Google)

No que diz respeito ao IPCA (Índice Oficial de Preços) o cenário apresenta uma alta de 3,20% para 3,19%. Para 2021, a expectativa é que as estatísticas fiquem fixadas em 3,75%. Já em 2022, o relatório acredita que a taxação será de 3,50%. E em 2023 permaneça em 3,50%.

A projeção para a inflação segue abaixo da meta estabelecida para esse ano, de 4%, apresentando uma margem de tolerância de 1,5 ponto porcentual (índice de 2,50% a 5,50%).

Leia também: PIB em 2020: quais as projeções da economia esse ano

Em 2021, espera-se que o número fique em torno de 3,75%, com margem de 1,5 ponto (de 2,25% a 5,25%). No ano seguinte, 2022, a projeção é de 3,50%, com margem de 1,5 ponto (de 2,00% a 5,00%).

Índices do PIB

Quanto ao crescimento da economia, por meio do Produto Interno Bruno, nesse ano, o relatório confirma uma diminuição de 2,20% para 2,17%. Já em 2021, espera-se um crescimento de 2,50%. Apenas em fevereiro, o Banco Central registrou uma baixa de 0,27% referente ao meses de dezembro e novembro.

No que diz respeito ao Relatório Trimestral de Inflação (RTI), a projeção para o PIB em 2020 apresentou uma elevação de 1,8% para 2,2%. Na área de produção industrial os números são alterados de 2,33% para 2,41%.

Leia também: Força tarefa do INSS: salário dos novos funcionários ultrapassa R$4 mil

Balanço econômico

Com tais números, especialistas esperam uma melhoria nos investimentos, tendo em vista que as taxas de juros também estão entre os seus momentos mais baixos. No entanto, é válido ressaltar que os valores são instáveis e podem ser modificados a qualquer momento de acordo com ações políticas nacionais e internacionais.

Para quem for investir, é ideal manter-se atualizado das estatísticas e ter um controle financeiro, de modo que evite danos e prejuízos. Os números apresentados influenciam, entre outras coisas, também no bolso do trabalhador, por meio do preço de produtos e serviços.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA