PIB em 2020: quais as projeções da economia no próximo ano

Nesta segunda-feira (30), o Banco Central (BC) divulgou o boletim da Focus que estabelece as projeção do mercado para o crescimento da economia do país para o próximo ano. O que aponta um otimismo para o PIB em 2020, a expectativa é uma recuperação crescente da economia do país, que entrou em crise desde o ano de 2014.

PIB em 2020: quais as projeções da economia no próximo ano
PIB em 2020: quais as projeções da economia no próximo ano

Essa é a quarta revisão feita neste ano para 2020, nela foi registrada a oitava alta consecutiva do Produto Interno Bruto (PIB), chegando a 2,30%. Um aumento de cerca de 1,17% em comparação ao ano passado.

Leia também: Acompanhe o valor da gasolina nas principais cidades turísticas

No terceiro trimestre, o PIB do Brasil cresceu em 0,6%, isso se comparar o valor com o segundo trimestre do ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o crescimento foi calculado incluindo os ajustes sazonais desse mês de dezembro.

No dia 4 de março de 2020, será divulgado o valor do PIB no quarto trimestre deste ano, 2019. 

A previsão para a inflação do ano que vem também subiu pela oitava vez e superou os 4%. Antes, a previsão era de 3,98% e passou a 4,04% para 2020.

No ano de 2020, as expectativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi ajustado também e passou de 3,60% para 3,61%.  

Em 20 de dezembro, o IBGE informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) ficou em 1,05% no mês. 

Algumas instituições que acertam as previsões de outros anos, chamadas de Top 5, mantiveram a previsão da inflação em 3,50% para o ano de 2020.

Outra estimativa que ficou em alta foi a da Selic, que é a taxa básica de juros do país.  A expectativa se manteve em 4,50% ao ano. 

O dólar foi o único que caiu na previsão para o próximo ano, os economistas do mercado derrubaram de R$4,10 para R$ 4,08 suas projeções.

O Banco Central tem uma meta de inflação a ser perseguida para os próximos anos, em 2020 esse percentual é de 4%. No ano seguinte, 2021, ela cai para 3,75% e em 2022 alcança os 3,50% ao ano.

 

Gostou do conteúdo? Siga @fdrnoticias no Instagram e FDR.com.br no Facebook para ver as últimas notícias que impactam diretamente no seu bolso e nos seus direitos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.