Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado

Oportunidade de investimento para os trabalhadores de iniciativa privada. Com a criação do saque-aniversário do FGTS, os brasileiros poderão antecipar seus pagamentos com um crédito ainda mais barato. Segundo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o serviço impulsionará a procura pelo consignado em todo o território nacional.

Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado (Imagem: Reprodução – Google)

A modalidade de empréstimo deverá ser inclusiva e regulamentada nas normas do governo federal ainda nos próximos dois meses e apresenta um potencial imediato de até R$ 11 bilhões.

Leia também: Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda!

O funcionamento do serviço será parecido com a antecipação do Imposto de Renda e do 13° salário.

Sachsida explicou que para poder ter acesso, os brasileiros deverão estar devidamente cadastrados na modalidade aniversário, cumprindo um tempo de carência de até dois anos (estabelecido pelo programa). Entretanto, o pagamento pode ser antecipado, caso deseje, tendo alteração apenas em sua taxa de juros que ficará um pouco mais alta.

 “A pessoa que quiser pegar por dois anos tem a melhor garantia do mercado, então a taxa (de juros) vai ser baixinha. Agora, à medida que ele for querendo pegar por mais tempo, ele pode? Pode, só que a taxa que o banco ofertar é um pouco diferente”, explicou o secretário ao portal Estadão.

Segundo ele, com a ação o governo federal espera aumentar a procura pelo serviço e liberar ainda mais verba para o trabalhador. “Vai ser muito barato”, defendeu ao afirmar que a taxa de juros deve ser menor que 2% ao mês.

Atualmente, o crédito consignado é destinado apenas aos servidores públicos, apresentando um juros mensal de 1,4%.

Com a criação do saque-aniversário do FGTS, o empréstimo poderá fazer parte do planejamento dos trabalhadores de iniciativa privada, aumentando a rotatividade do serviço financeiro.

Leia também: Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício 

“O dinheiro já está lá disponível. Então, acredito que vai ser tão competitivo quanto o consignado do servidor público”, declarou Sachsida.

A taxa de juros será menor e os bancos se sentirão mais confiantes em fazer o empréstimo por conta da credibilidade do fundo. Aderindo à modalidade, o trabalhador garante que todos os anos receberá o dinheiro e tem como prever a quantia.

Colocando esse valor como forma de pagamento em consignado, o banco sabe que as chances de perder são quase nulas. Já que parte do fundo de garantia vai cair no conta do trabalhador, e basta retirar automaticamente esse montante para o pagamento do empréstimo.

Sobre o saque aniversário do FGTS

Trata-se de uma nova modalidade de pagamentos do FGTS, desenvolvida durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ela permite que os trabalhadores cadastrados no programa façam saques anuais em seus fundos. Para poder aderir à proposta, basta acessar o site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal e fazer a portabilidade.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA