Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado

Oportunidade de investimento para os trabalhadores de iniciativa privada. Com a criação do saque-aniversário do FGTS, os brasileiros poderão antecipar seus pagamentos com um crédito ainda mais barato. Segundo secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, o serviço impulsionará a procura pelo consignado em todo o território nacional.

Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário do FGTS poderá ser usado para aumentar crédito consignado (Imagem: Reprodução – Google)

A modalidade de empréstimo deverá ser inclusiva e regulamentada nas normas do governo federal ainda nos próximos dois meses e apresenta um potencial imediato de até R$ 11 bilhões.

Leia também: Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda!

O funcionamento do serviço será parecido com a antecipação do Imposto de Renda e do 13° salário.

Sachsida explicou que para poder ter acesso, os brasileiros deverão estar devidamente cadastrados na modalidade aniversário, cumprindo um tempo de carência de até dois anos (estabelecido pelo programa). Entretanto, o pagamento pode ser antecipado, caso deseje, tendo alteração apenas em sua taxa de juros que ficará um pouco mais alta.

 “A pessoa que quiser pegar por dois anos tem a melhor garantia do mercado, então a taxa (de juros) vai ser baixinha. Agora, à medida que ele for querendo pegar por mais tempo, ele pode? Pode, só que a taxa que o banco ofertar é um pouco diferente”, explicou o secretário ao portal Estadão.

Segundo ele, com a ação o governo federal espera aumentar a procura pelo serviço e liberar ainda mais verba para o trabalhador. “Vai ser muito barato”, defendeu ao afirmar que a taxa de juros deve ser menor que 2% ao mês.

Atualmente, o crédito consignado é destinado apenas aos servidores públicos, apresentando um juros mensal de 1,4%.

Com a criação do saque-aniversário do FGTS, o empréstimo poderá fazer parte do planejamento dos trabalhadores de iniciativa privada, aumentando a rotatividade do serviço financeiro.

Leia também: Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício 

“O dinheiro já está lá disponível. Então, acredito que vai ser tão competitivo quanto o consignado do servidor público”, declarou Sachsida.

A taxa de juros será menor e os bancos se sentirão mais confiantes em fazer o empréstimo por conta da credibilidade do fundo. Aderindo à modalidade, o trabalhador garante que todos os anos receberá o dinheiro e tem como prever a quantia.

Colocando esse valor como forma de pagamento em consignado, o banco sabe que as chances de perder são quase nulas. Já que parte do fundo de garantia vai cair no conta do trabalhador, e basta retirar automaticamente esse montante para o pagamento do empréstimo.

Sobre o saque aniversário do FGTS

Trata-se de uma nova modalidade de pagamentos do FGTS, desenvolvida durante o governo do presidente Jair Bolsonaro.

Ela permite que os trabalhadores cadastrados no programa façam saques anuais em seus fundos. Para poder aderir à proposta, basta acessar o site ou aplicativo da Caixa Econômica Federal e fazer a portabilidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.