Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda!

O calendário de pagamentos do saque-aniversário do FGTS começará em breve e ainda há muitos brasileiros em dúvida quanto a seu funcionamento. Entre os questionamentos mais presentes, está a incerteza se o benefício só poderá ser utilizado por aqueles que possuem contas ativas no FGTS. A afirmação é falsa, pois o valor será concedido a partir de um percentual do saldo de todas as contas do trabalhador.

Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda! (Imagem: Reprodução - Google)
Saque aniversário do FGTS será liberado só para as contas ativas? Entenda! (Imagem: Reprodução – Google)

Para cadastros com até R$ 500 serão liberados saldos de 50%. Quanto maior for o fundo, menor será o pagamento e no caso daqueles que ultrapassarem os R$ 500 a quantia seguirá a seguinte parcela fixada.

Leia também: Saque aniversário do FGTS pode aumentar em 5x limite para empréstimo

Limite dos saques anuais do FGTS — Foto: Reprodução/Ministério da Economia
Limite dos saques anuais do FGTS — Foto: Reprodução/Ministério da Economia

Como aderir ao saque-aniversário do FGTS

Quem desejar transferir seu funcionamento do FGTS da modalidade tradicional para a nova, precisará acessar o site da Caixa Econômica Federal ou o aplicativo do FGTS.

O procedimento é simples, basta que o beneficiário entre em sua conta por meio do número de seu CPF e selecione a aba ou botão de transferência.

Ao clicar na opção “saque aniversário” aparecerá uma página com as informações e obrigatoriedades da categoria, é preciso ler atenciosamente e se concordar com todas selecionar a opção “aceito”.

A portabilidade será feita automaticamente e o beneficiário poderá receber de acordo com as datas do calendário divulgado logo abaixo.

É válido ressaltar que, em caso de desistência, o beneficiário precisará esperar um tempo de 2 anos para poder retomar a categoria de pagamento tradicional.

Leia também: FGTS inativo também dá direito ao saque? Saiba aqui!

Um dos principais motivos pelos quais os trabalhadores estão resistentes a nova medida é que ela não permite o pagamento do seguro-desemprego.

Nesse caso, quem receber o saque-aniversário não terá direito ao benefício, tendo em vista que só é possível fazer um saque ao ano (exceto na modalidade imediata).

Calendário de pagamento de 2020

Os saques começam a partir do mês de abril e se estenderão até o fim do ano. Confira:

  • Nascidos em janeiro e fevereiro – saques de abril a junho de 2020;
  • Nascidos em março e abril – saques de maio a julho de 2020;
  • Nascidos em maio e junho – saques de junho a agosto de 2020;
  • Nascidos em julho – saques de julho a setembro de 2020;
  • Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro de 2020;
  • Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro de 2020;
  • Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro de 2020;
  • Nascidos em novembro – saques de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
  • Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.

A partir de 2021, o saque ocorrerá no mês do aniversário do trabalhador.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.