Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício 

Os beneficiários do Bolsa Família podem receber um cartão material escolar caso sejam moradores do Distrito Federal. A ideia do governo é que o dinheiro venha para que os usuários possam realizar as compras dos materiais escolares das crianças. 

Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício 
Cartão material escolar 2020: guia para saber como usufruir do benefício (Imagem:Reprodução/Google)

O programa cartão escolar se iniciou no Distrito Federal e está sendo expandido para o Brasil, o objetivo é que com esse incentivo as crianças e jovens permaneçam na escola. 

Leia também: Cartão material escolar Bolsa Família: dicas para fazer bom uso do dinheiro

O dinheiro é depositado todo mês de janeiro para as famílias comprarem os materiais. A quantia é de R$320 para os estudantes de ensino fundamental e de R$240 para os estudantes do Ensino médio.

A compra dos materiais não pode ser realizada em qualquer papelaria, apenas nas cadastradas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na lista elaborada.

Além disso, não pode ser realizada a compra de qualquer material, a lista com os itens é definida pela Secretaria da Educação. São 24 itens para o ensino fundamental e 20 para o ensino médio.

Caso adquira objetos à mais, além do que foi permitido, o beneficiário poderá ser penalizado em desvio de finalidade.  

O valor do cartão do material escolar pode ser utilizado em um prazo de até 45 dias, porém não esqueça que o primeiro passo é realizar o desbloqueio do cartão.

A compra deve ser realizada no débito, a senha utilizada para a compra deve ser a que veio informada na carta-berço.

Caso o trabalhador possua 2 filhos, por exemplo, será entregue apenas um cartão com o valor correspondente a cada um deles, ou seja, com a quantia em dobro. 

O responsável pelos estudantes deve comparecer na escola em que o filho mais novo estuda para retirar o documento.

Para saber se tem direito ao benefício, o responsável deve ligar para o 156, por meio de um telefone fixo e apertar a opção 2.

Leia também: Creditas lança loja virtual com pagamento consignado; saiba como acessar

Logo em seguida é necessário informar o CPF do responsável pelo estudantes. Assim, o atendente irá lhe informar se você tem direito ao benefício ou não.

Vale dizer que o cartão do material escolar é responsabilidade do Governo do Distrito Federal, e que os inscritos no Bolsa Família do restante do país não serão inclusos. Conforme já orientou o Ministério do Desenvolvimento Social.