Os trabalhadores podem solicitar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a sua aposentadoria por meio de um aplicativo online, o Meu INSS. A ferramenta foi desenvolvida no ano de 2017, sendo oferecidos 90 dos 96 serviços que são atendidos pelo órgão. A medida foi adotada para que as agências fossem desafogadas.
Para solicitar, o trabalhador criar um cadastro no INSS, entrar no aplicativo em seu smartphone e procurar por “Cálculo de sua idade de aposentadoria”, caso atinja os requisitos, é possível solicitar o pagamento.
Leia também: Aposentadoria por invalidez do INSS: valor do salário pode te surpreender
Ao entrar no sistema terá um resumo sobre os tipos de aposentadoria, podendo definir a que melhor se encaixa para seu perfil.
Ao selecionar uma modalidade, serão informados os documentos que devem ser apresentados.
Na próxima janela será necessário incluir todos os dados do requerente: RG, CPF, NIS/PIS, endereço e outros que estarão na tela. É preciso fazer o preenchimento de forma correta.
Após isso é preciso escolher uma agência próxima do seu endereço e preencher os dados solicitados. Esta etapa é para casos onde será necessário ir até uma das agências, algo que está se tornando cada vez mais raros.
Confira os dados e faça a solicitação. Em seguida ficará disponível um comprovante de requerimento.
O acompanhamento do benefício pode ser feito por meio do aplicativo, assim o segurado pode saber se o seu pagamento foi concedido ou se ainda há necessidade de aguardar.
Se o requerente tiver alguma dúvida é possível ligar no número 135, a ligação é gratuita. Ao menos 19 milhões de beneficiários baixaram o aplicativo. Essa informatização dos serviços pode ajudar na otimização do atendimento dos usuários.
Leia também: Licenciamento GO 2020 liberado para impressão; veja como emitir
Além do aplicativo o Meu INSS também está disponível na página web, acesse por aqui. O passo a passo é o mesmo do informado, havendo necessidade de criação de cadastro.
No entanto, vale lembrar que após a digitalização dos atendimento e da reforma da Previdência, os pedidos de aposentadoria do INSS estão com uma fila de mais de 2 milhões de solicitações e muitos segurados estão sem resposta há mais de 45 dias, que é o prazo estipulado por lei.