O sexto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), será depositado pela Receita Federal nesta segunda-feira (18). O lote que será quitado hoje, contempla ainda restituições residuais dos exercícios de anos anteriores entre 2008 a 2018.
A Receita inicia hoje a restituição do sexto lote aos contribuintes que fizeram a declaração de Imposto de Renda e não têm nenhuma pendência.
Saiba também: Alterações nas alíquotas do IRPF estão em pauta na reforma tributária
Neste lote serão pagos 1.365.366 contribuintes, entre eles 5.270 são idosos acima de 80 anos. Há também 32.641 contribuintes que tem idade entre 60 e 79 anos, 4.673 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.
Além disso, foram registrados 16.408 contribuintes no qual sua maior fonte de renda é o magistério. Ao todo serão pagos R$ 2,1 bilhões.
Para saber se sua declaração foi liberada para restituição o cidadão precisa realizar uma consulta e saber se tem direito ao valor de “troco”.
As consultas podem ser realizadas pelo site da Receita Federal, na internet. Além disso, é possível realizar consulta pelo aplicativo ou pelo Receitafone 146.
Pelo site, a verificação é feita no serviço e-CAC, no qual o contribuinte irá acessar o extrato da declaração e poderá visualizar se há inconsistências nos dados identificados pelo processamento.
No aplicativo, é possível realizar consultas sobre as informações de liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Já no telefone, o atendente fará todas essas consultas para o contribuinte e informar se tem direito.
A restituição ficará disponível na conta corrente informada na declaração durante o período de um ano. Caso o não realize o resgate, neste prazo estipulado, o titular da conta deverá fazer um requerimento para ter o direito ao valor novamente.
Esse requerimento pode ser preenchido na internet, mediantes o Formulário Eletrônico, pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no CAC.
Se o valor não for creditado, o contribuinte pode comparecer pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar na Central de Atendimento nos telefones: 40004-0001 para as capitais, 0800-729-0001 para demais localidades e 0800-729-0088 é o telefone exclusivo para os deficientes auditivos.
Por meio desses telefones é possível agendar o pagamento do crédito em conta corrente ou em conta poupança, em seu nome e em qualquer banco, que o contribuinte queira receber o dinheiro.