Receita Federal deposita nesta segunda-feira (18) 6º lote de restituição do IRPF

O sexto lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), será depositado pela Receita Federal nesta segunda-feira (18). O lote que será quitado hoje, contempla ainda restituições residuais dos exercícios de anos anteriores entre 2008 a 2018.

A Receita inicia hoje a restituição do sexto lote aos contribuintes que fizeram a declaração de Imposto de Renda e não têm nenhuma pendência.

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Neste lote serão pagos 1.365.366 contribuintes, entre eles 5.270 são idosos acima de 80 anos. Há também 32.641 contribuintes que tem idade entre 60 e 79 anos, 4.673 contribuintes com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave.

Além disso, foram registrados 16.408 contribuintes no qual sua maior fonte de renda é o magistério. Ao todo serão pagos R$ 2,1 bilhões.

Para saber se sua declaração foi liberada para restituição o cidadão precisa realizar uma consulta e saber se tem direito ao valor de “troco”.

As consultas podem ser realizadas pelo site da Receita Federal, na internet. Além disso, é possível realizar consulta pelo aplicativo ou pelo Receitafone 146.

Pelo site, a verificação é feita no serviço e-CAC, no qual o contribuinte irá acessar o extrato da declaração e poderá visualizar se há inconsistências nos dados identificados pelo processamento.

No aplicativo, é possível realizar consultas sobre as informações de liberação das restituições e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Já no telefone, o atendente fará todas essas consultas para o contribuinte e informar se tem direito.

A restituição ficará disponível na conta corrente informada na declaração durante o período de um ano. Caso o não realize o resgate, neste prazo estipulado, o titular da conta deverá fazer um requerimento para ter o direito ao valor novamente.

Esse requerimento pode ser preenchido na internet, mediantes o Formulário Eletrônico, pedido de Pagamento de Restituição ou diretamente no CAC.

Se o valor não for creditado, o contribuinte pode comparecer pessoalmente em qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar na Central de Atendimento nos telefones: 40004-0001 para as capitais, 0800-729-0001 para demais localidades e 0800-729-0088 é o telefone exclusivo para os deficientes auditivos.

Por meio desses telefones é possível agendar o pagamento do crédito em conta corrente ou em conta poupança, em seu nome e em qualquer banco, que o contribuinte queira receber o dinheiro.

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