Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Novidades para aqueles que desejam resolver suas pendencias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço, até então realizado presencialmente nas agências, passou a atuar de forma totalmente digital. Chamado de Meu INSS, a plataforma já soma mais de sete milhões de usuários cadastrados e pode ser acessada pelo computador ou celular, otimizando o acesso aos benefícios do INSS.

Por meio dele, é possível consultar exames, acompanhar a análise dos requerimentos como a distribuição dos processos de uma unidade para outra, sem precisar sair de casa. A atualização já está funcionando em 1029 agências espalhadas por todo o Brasil. No Nordeste, a população pode contar com 390 unidades.

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Já no Sul, são 169 centrais de atendimento com o novo serviço. No Norte e no Centro-Oeste, 259 agências estão com a versão digital. Estados como SP, RJ, MG e ES contabilizam 209 filiais dentro do novo modelo. A quantia total mostra que mais da metade da rede já está atualizada, apresentando uma expectativa de otimização geral ainda em 2020.

Para realizar seu cadastro o assegurado precisa dirigir-se a uma das unidades e apresentar sua carteira de trabalho e demais documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e renda. Desse modo, seus dados serão escaneados e ficaram registrados no serviço online, fazendo com que todos os seus atendimentos agendados possam ser acompanhados pela internet através de um número de protocolo que facilitará o rastreio.

O serviço de digitalização dura cerca de 20 minutos e ao ser concluído o cidadão já receberá sua senha de acesso para o portal do Meu INSS. Segundo os representantes, a ideia de otimização e digitalização do conteúdo tem como objetivo unificar todos os serviços, de modo que as avaliações administrativas de uma região possam ser realizada em outro estado e visse e versa.

Quanto as vantagens, a implantação desse modelo possibilita a concessão automática de benefícios do INSS, deixando de lado o modelo convencional que exige uma presença física nas agências. Com as informações já cadastradas, é possível acompanhar todo o processo a distância e só comparecer quando for solicitado pelo Instituto.

A ação vem sendo realizada por meio de uma integração com outras bases de dados do Governo. A parceria entre os órgãos e entidades tendem a otimizar ainda mais o serviço, tanto no que diz respeito ao funcionamento administrativo quando no atendimento a população.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
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