Novidades para aqueles que desejam resolver suas pendencias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço, até então realizado presencialmente nas agências, passou a atuar de forma totalmente digital. Chamado de Meu INSS, a plataforma já soma mais de sete milhões de usuários cadastrados e pode ser acessada pelo computador ou celular, otimizando o acesso aos benefícios do INSS.

Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais
Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Por meio dele, é possível consultar exames, acompanhar a análise dos requerimentos como a distribuição dos processos de uma unidade para outra, sem precisar sair de casa. A atualização já está funcionando em 1029 agências espalhadas por todo o Brasil. No Nordeste, a população pode contar com 390 unidades.

Veja também: Descontos do INSS no salário do trabalhador serão alterados após reforma

Já no Sul, são 169 centrais de atendimento com o novo serviço. No Norte e no Centro-Oeste, 259 agências estão com a versão digital. Estados como SP, RJ, MG e ES contabilizam 209 filiais dentro do novo modelo. A quantia total mostra que mais da metade da rede já está atualizada, apresentando uma expectativa de otimização geral ainda em 2020.

Para realizar seu cadastro o assegurado precisa dirigir-se a uma das unidades e apresentar sua carteira de trabalho e demais documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e renda. Desse modo, seus dados serão escaneados e ficaram registrados no serviço online, fazendo com que todos os seus atendimentos agendados possam ser acompanhados pela internet através de um número de protocolo que facilitará o rastreio.

O serviço de digitalização dura cerca de 20 minutos e ao ser concluído o cidadão já receberá sua senha de acesso para o portal do Meu INSS. Segundo os representantes, a ideia de otimização e digitalização do conteúdo tem como objetivo unificar todos os serviços, de modo que as avaliações administrativas de uma região possam ser realizada em outro estado e visse e versa.

Quanto as vantagens, a implantação desse modelo possibilita a concessão automática de benefícios do INSS, deixando de lado o modelo convencional que exige uma presença física nas agências. Com as informações já cadastradas, é possível acompanhar todo o processo a distância e só comparecer quando for solicitado pelo Instituto.

A ação vem sendo realizada por meio de uma integração com outras bases de dados do Governo. A parceria entre os órgãos e entidades tendem a otimizar ainda mais o serviço, tanto no que diz respeito ao funcionamento administrativo quando no atendimento a população.