Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Novidades para aqueles que desejam resolver suas pendencias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O serviço, até então realizado presencialmente nas agências, passou a atuar de forma totalmente digital. Chamado de Meu INSS, a plataforma já soma mais de sete milhões de usuários cadastrados e pode ser acessada pelo computador ou celular, otimizando o acesso aos benefícios do INSS.

Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais
Benefícios do INSS podem ser solicitados por canais digitais

Por meio dele, é possível consultar exames, acompanhar a análise dos requerimentos como a distribuição dos processos de uma unidade para outra, sem precisar sair de casa. A atualização já está funcionando em 1029 agências espalhadas por todo o Brasil. No Nordeste, a população pode contar com 390 unidades.

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Já no Sul, são 169 centrais de atendimento com o novo serviço. No Norte e no Centro-Oeste, 259 agências estão com a versão digital. Estados como SP, RJ, MG e ES contabilizam 209 filiais dentro do novo modelo. A quantia total mostra que mais da metade da rede já está atualizada, apresentando uma expectativa de otimização geral ainda em 2020.

Para realizar seu cadastro o assegurado precisa dirigir-se a uma das unidades e apresentar sua carteira de trabalho e demais documentos, como RG, CPF, comprovante de residência e renda. Desse modo, seus dados serão escaneados e ficaram registrados no serviço online, fazendo com que todos os seus atendimentos agendados possam ser acompanhados pela internet através de um número de protocolo que facilitará o rastreio.

O serviço de digitalização dura cerca de 20 minutos e ao ser concluído o cidadão já receberá sua senha de acesso para o portal do Meu INSS. Segundo os representantes, a ideia de otimização e digitalização do conteúdo tem como objetivo unificar todos os serviços, de modo que as avaliações administrativas de uma região possam ser realizada em outro estado e visse e versa.

Quanto as vantagens, a implantação desse modelo possibilita a concessão automática de benefícios do INSS, deixando de lado o modelo convencional que exige uma presença física nas agências. Com as informações já cadastradas, é possível acompanhar todo o processo a distância e só comparecer quando for solicitado pelo Instituto.

A ação vem sendo realizada por meio de uma integração com outras bases de dados do Governo. A parceria entre os órgãos e entidades tendem a otimizar ainda mais o serviço, tanto no que diz respeito ao funcionamento administrativo quando no atendimento a população.

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Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
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