CNH Social: Inscrições Abertas, Regras, Resultado e Estados Participantes

A CNH Social foi criada para ajudar pessoas de baixa renda que não podem arcar com as despesas relacionadas ao documento. A CNH Social é gratuita e todos que estão dentro do perfil exigido podem tirar o documento sem custo algum. Veja como obter a sua!

CNH Social
CNH Social

Conheça o programa CNH Social

A CNH Social ou Carteira Nacional de Habilitação, foi criada pelo Governo Federal no ano de 2011, e desde então vem ajudado milhares de pessoas a conseguirem o seu direito de dirigir.

Todos os que se enquadram no perfil exigido e analisado pelo Governo podem fazer a solicitação da CNH gratuitamente, sem pagar nada por ela.

Esse benefício é muito importante, porque a cada ano que passa as taxas e valores para se ter o documento aumentam, e isso dificulta muito o acesso ao documento para muitas pessoas.

Leia também: CNH Social pode ser implementada em todos os estados brasileiros

Por exemplo, para tirar a CNH na categoria A (para pilotar motocicletas) o valor pode chegar a R$ 1950,00. E para tirar a CNH na categoria B (para dirigir carros) o valor pode chegar a R$ 2.270,76.
Ou seja, cidadãos que ganham apenas 1 salário mínimo, não conseguem obter o seu direito de dirigir.

Quem tem direito a CNH Social?

Não são todas as pessoas que podem solicitar a CNH Social. Apenas os cidadãos brasileiros que estiverem debaixo dos requisitos exigidos por Lei.

Para que o benefício seja concedido, é necessário fazer a comprovação de renda e de que realmente está enquadrado como cidadão de baixa renda.

Quem mais tem direito ao benefício?

  • Pessoas que comprovem receber até 2 salários mínimos;
  • Pessoas que estão desempregadas a mais de 12 meses;
  • Pessoas que são alunas da rede pública e possuem rendimento exemplar;
  • Pessoas com necessidades especiais;
  • Ex presidiários;
  • Pessoas que são agricultores;
  • Pessoas que não possuem registro algum em sua carteira de trabalho;
  • Pessoas que recebem o Bolsa Família;
  • Pessoas que não possuem nenhum registro de infração no trânsito;
  • Trabalhadores do setor de transporte que desejam fazer alguma regularização perante a justiça

A CNH Social deve ser solicitada diretamente no DETRAN da cidade e do estado disponível. Não são todos os estados que oferecem esse benefício aos cidadãos. É necessário conferir em quais estados o benefício é ofertado.

Para isso é necessário analisar as informações abaixo.

Estados participantes do programa CNH popular

Para que uma pessoa consiga a CNH Social ela precisa ser moradora do estado onde o benefício é oferecido.

Pessoas que moram em estados onde o documento gratuito não chegou, não podem fazer a solicitação, mesmo que viagem para outro estado. Esse é um benefício para ajudar os cidadãos da região e que não podem  pagar pelo documento.

Os estados participantes e que oferecem a CNH Social, são:

  • Espírito Santo;
  • Paraíba;
  • Maranhão;
  • São Paulo;
  • Minas Gerais;
  • Pernambuco;
  • Rio Grande do Sul.

Cada estado pode solicitar documentos e exigências diferentes. Por esse motivo é importante os cidadãos seguirem as regras dos seus próprios estados, cada DETRAN fornece as orientações necessárias.

Inscrições CNH Social

É importante todos os interessados que se encaixam nas exigências do Governo, analisarem quando as inscrição serão abertas para a solicitação da CNH Social.

Normalmente as inscrições são abertas duas vezes no ano, e elas podem ser feitas diretamente na unidade do DETRAN de cada estado.

CNH Social em Goiás

No estado de Goiás, as inscrições já estão abertas e muitas pessoas já começaram a procurar o DETRAN do estado.

Para maiores informações sobre as vagas é necessário cada cidadão acessar o site oficial do DETRAN de Goiás.

CNH Social no Espírito Santo

Já para os moradores do Espírito Santo, a instrução é que fiquem atentos as datas da abertura das vagas.

Leia também: CNH popular vira alvo para aplicação de golpes; veja quais cuidados tomar

Elas acontecem nos meses de Fevereiro e Setembro. E para fazer a inscrição é simples e rápido.

Primeiro é necessário acessar o site do DETRAN do Espírito Santo e fazer a solicitação. Caso seja aprovado, será necessário o interessado fazer uma matrícula para o curso teórico e as aulas práticas, tudo de forma online.

CNH Social no Ceará

No estado do Ceará esse benefício é chamado de CNH Popular e dá os mesmos direitos aos interessados, de receberem a habilitação de forma totalmente gratuita.

As inscrições para o Ceará ainda não tem data prevista. Porém, os cidadãos podem ficar atentos ao site do DETRAN: https://sistemas.detran.ce.gov.br/central#cnh_popular.

Quando as vagas forem abertas, os interessados deverão fazer um pré cadastro para participar da seleção.

Importante: Para os demais estados participantes da CNH Popular, é fundamental os interessados, acessarem os sites do DETRAN.

No site do DETRAN de cada estado, existem informações importantes e também o site mostra como fazer a inscrição para receber esse documento de forma gratuita.

Contato para maiores informações

Para esclarecimentos de dúvidas, os interessados em adquirirem a CNH Social e que se enquadram nos requisitos necessários, devem procurar o órgão do DETRAN mais próximo.

Porém, a CNH Popular disponibiliza um telefone para comunicação com os interessados. Os candidatos a uma CNH gratuita podem ligar para:

  • Telefone: 0800 728 2891

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 70

CNH Social: Inscrições Abertas, Regras, Resultado e Estados Participantes

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Redação
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.