CNH popular vira alvo para aplicação de golpes; veja quais cuidados tomar

Novo golpe na praça. Mais uma fraude está circulando no WhatsApp, dessa vez visando inscrições falsas para a obtenção da CNH gratuita. O link enviado como uma corrente, caso acessado, se compartilha para os demais contatos da vítima, disseminando a farsa.

CNH popular vira alvo para aplicação de golpes; veja quais cuidados tomar
CNH popular vira alvo para aplicação de golpes; veja quais cuidados tomar

Segundo a PSafe, fabricante do antivírus de celular DFNDR, mais de 270 mil usuários que utilizam o DFNDR caíram no golpe somente na última semana. A organização estima que a fraude pode ter chegado a até três milhões de pessoas que não utilizam o produto.

A página da web convida o usuário para realizar sua inscrição no programa de “CNH social’, alegando que cobrirá as taxas e demais valores solicitados para o registro dos documentos. O texto informa que o beneficio vale em todos os estados, sem restrição alguma sobre quem pode recebê-lo. É importante ressaltar que, o programa de CNH social ou CNH popular existe, porém só está disponível em alguns estados e com restrições.

Leia mais: Sem simulador, preço da CNH cai; Confira novos valores

No ato da inscrição, a vítima precisa disponibilizar seu nome completo, data de nascimento e estado no qual reside. Em seguida, após a confirmação, compartilha a fraude com seus contatos, sendo direcionada a uma página no Facebook que já possui milhares de compartilhamentos e curtidas.

No perfil, os internautas podem conferir diversas informações sobre outros programas sociais, como o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, entre outros, porém todas são falsas e não apresentam qualquer ligação com canais oficiais do governo.

Saiba como prevenir o golpe:

Segundo a PSafe, o objetivo dos criminosos é coletar informações para aplicar novos golpes no futuro ou mesmo vender as informações pessoais das vítimas. Sendo assim, quem forneceu suas informações na página falsa deve redobrar a cautela para não cair nas fraudes que podem chegar.

No caso daqueles que felizmente não receberam o link, é importante estar atento a todo e qualquer material compartilhado online, títulos como “obtenha seu beneficio”, “consiga seu cadastro grátis”, entre outros, devem ser ignorados. Em caso de dúvidas, buscar sempre a confirmação por meio das fontes oficiais do governo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.