CNH Social pode ser implementada em todos os estados brasileiros

A CNH Social pode virar uma realidade em todo o país. Assinado pelo deputado federal Emerson Miguel Petriv, o projeto de Lei 3904/2019 visa liberar o programa para todos os estados brasileiros. Seu texto tem como objetivo garantir o acesso ao documento para aqueles que não podem arcar financeiramente com os quase R$ 2 mil reais cobrados para ter a habilitação.

CNH Social pode ser implementada em todos os estados brasileiros
CNH Social pode ser implementada em todos os estados brasileiros

Atualmente, apenas oito estados concedem a CNH gratuita, são eles:

  • Amazonas;
  • Espírito Santo;
  • Maranhão;
  • Minas Gerais;
  • Paraíba;
  • Pernambuco;
  • Goiás;
  • Rio Grande do Sul.

Para poder tirar o documento de graça é preciso cumprir uma série de requisitos, como ter idade mínima de 18 anos para a categoria B (condução de veículos com até 8 passageiros), 21 anos para a categoria D (veículos de carga).

Notícia relacionada: Inscrições para CNH Social em Goiás começam esse mês

Requisitos para inscrição na CNH Social

Além de morar na região onde está solicitando o documento, ter o ensino básico (saber ler e escrever) e possuir uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Também é necessário comprovar que não tem condições de pagar pela emissão da habilitação. A proposta isenta o motorista dos demais custos relacionados ao processo antes da concessão.

Incluindo: exames complementares como os psicotécnicos, médicos e de aptidão física. Aulas teóricas e práticas, e avaliação com possibilidade de até três reteste.

Aumento nas chances de emprego

Segundo o deputado Petriv, o programa trata-se de uma forma de facilitar a ingressão de brasileiros no mercado de trabalho. Ele defende que tendo a habilitação o trabalhador aumenta suas propostas empregatícias.

O parlamentar compara a habilidade em conduzir um veículo, com aptidão em lidar com a tecnologia e computadores. Ele acredita que as chances de se inserir no mercado sendo um motorista habilitado, aumentam ainda mais.

“Para ter uma rendinha e conseguir ganhar um pouco mais é necessário ter habilitação. O projeto vem de encontro ao anseio da sociedade e vai beneficiar milhares de centenas de famílias. Está aprovado em outros Estados e é viável de se fazer”, defendeu.

Além disso, reforçou o compromisso de ser uma ajuda de custo para aqueles que não têm condições de arcar com as despesas do documento. Já que a emissão do documento gira em torno de 2 mil a 3 mil reais, dependendo do estado.

Antes de ser enviada para a Câmara, a medida precisará ser analisada por órgãos como Viação e Transportes, Finanças e Tributação e Constituição de Justiça e de Cidadania.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.