Carteira Digital de Trânsito: Como Baixar e Cadastrar CNH Online?

A carteira digital de trânsito acompanhou a evolução tecnológica e precisou se modernizar, ganhando uma versão digital, mais conhecida como Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). Neste artigo, trouxemos um guia completo para que você possa baixar e cadastrar a CNH. Confira agora mesmo!

Carteira Digital de Trânsito
Carteira Digital de Trânsito

Conheça as vantagens da Carteira Digital de Trânsito

Você sabia que não precisa mais manter sua carteira digital de trânsito em papel no bolso?

Isso porque todas as unidades da Federação já possuem a Carteira de Habilitação Nacional Digital, que pode ser baixada por meio de um aplicativo para smartphone. Dessa forma, você só precisa inserir sua carteira de motorista no aplicativo e levar o telefone com você.

De acordo com a lei, ao abordar cidadãos, todas as autoridades de trânsito devem aceitar a versão digital do documento.

A validação é mediante assinaturas digitais e certificados usando tecnologia de código QR para garantir a autenticidade.

Passo a passo para cadastrar a Carteira Digital de Trânsito

1. Baixe o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, desenvolvido pelo Serpro e disponível para iOS Android.

2. Ao abrir o aplicativo, você precisará de um cadastro de usuário junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

3. Preencha o CPF e clique em “Continuar”. Depois insira os dados pedidos no formulário, como nome, data de nascimento, e-mail e senha escolhida.

4. Será enviado um link de validação da conta para o e-mail cadastrado. Clique no link.

5. Agora é preciso validar os dados da CNH digital no aplicativo

Etapas de validação da Carteira Digital de Trânsito

Para validar os dados da carteira digital de trânsito, o aplicativo oferece 3 opções: biometria; com certificado digital; sem certificado digital.

O usuário pode tentar fazer a validação por meio do próprio celular, através de reconhecimento facial.

  • Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
  •  Clique em CNH digital, depois em “validação pelo celular” e, em seguida, no botão “validar pelo celular”.
  • Insira o CEP do endereço informado quando sua CNH foi emitida ou renovada e clique em “avançar”.
  • Siga as instruções para que o aplicativo leia o QR Code impresso em sua CNH. Serão cinco tentativas de realizar o procedimento.

Siga as instruções para realizar o reconhecimento facial. Serão 10 tentativas. Caso não seja possível concluir o procedimento com sucesso, o usuário deverá realizar a validação dos dados da CNH via certificado digital ou indo presencialmente a Detran de sua unidade federativa.

O usuário que já tiver um certificado digital, pode proceder a validação dos dados de sua CNH digital diretamente no site da Denatran:

  • Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
  • Clique em CNH digital, depois em “Possuindo certificado digital”.
  • No navegador do celular ou do computador, acesse o portal de serviços do Denatran.

Para realizar o login com seu certificado digital, clique no ícone correspondente. Após isso, verifique se o seu nome do usuário aparece em destaque no canto direito da página.

Depois, clique em “Meus Dados”, preencha o formulário e clique no botão “Alterar”.Para concluir a ativação, clique em “CNH Digital – Ativação”, e depois clique no botão “Ativar”.

Quem não tiver o certificado digital e não conseguir fazer o procedimento de reconhecimento facial pelo aplicativo deve se dirigir ao Detran local para fazer a validação dos dados da CNH digital presencialmente.

Procedimentos finais para o cadastro da Carteira Digital de Trânsito

Por fim, para concluir a autenticação, basta seguir os passos finais:

  • Após a validação dos dados da CNH digital, o usuário deve inserir o documento no aplicativo.
  • Clique no ícone verde com um “+” para incluir um documento digital de trânsito.
  •  Clique em CNH digital, em seguida insira o número de sua CNH.
  •  Insira o código de segurança da CNH, que vem impresso no documento.
  • Após a conferência, clique no botão “OK” e, em seguida, em “Baixar CNH”.
  • O aplicativo irá pedir a criação de uma chave de acesso, um PIN de quatro números a ser utilizado para acessar o documento. Conclua o cadastro do PIN.
  • Se você já tiver validado os dados de sua CNH por meio de certificado digital, ao clicar em CNH digital, o aplicativo seguirá direto para o cadastro do PIN.

Após o cadastro do PIN, a sua CNH digital constará na tela inicial do aplicativo CNH digital. Para acessá-la, bastar clicar em cima do ícone que leva ao documento e inserir o PIN.

A imagem de sua CNH, frente e verso, estará disponível para conferência, com a mesma validade do documento original em papel.

É importante lembrar que, em caso de perda ou roubo do aparelho, a CNH digital está protegida pelo PIN cadastrado. Ainda assim, por meio do portal de serviços do Denatran, o usuário pode desvincular a CNH digital do aparelho.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 4

Carteira Digital de Trânsito: Como Baixar e Cadastrar CNH Online?

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Ytalo Cantanhede
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), estagiou durante 2 anos em assessoria de comunicação na Delegacia da Receita Federal em Recife. Enquanto pesquisador, desenvolveu estudos na Iniciação Científica sobre as mudanças presentes no jornalismo. Além disso, possui experiência em marketing de conteúdo, e atua como Redator na agência RedaWeb e para o portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA