Detran SP: Confira os novos serviços disponibilizados pelo órgão através da internet

Como forma de trazer mais facilidade para o cidadão durante a pandemia, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran SP) anunciou a inclusão de alguns serviços para serem feitos de forma online. A mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH serão possíveis por meio dos canais digitais do órgão.

Confira os novos serviços disponibilizados pelo Detran SP através da internet
Confira os novos serviços disponibilizados pelo Detran SP através da internet (Imagem: Reprodução/Google)

Dessa forma, a pessoa poderá realizar a ação de forma simplificada, conforme as instruções indicadas na plataforma. Para isso, será necessário acessar o portal do Poupatempo ou aplicativo Poupatempo Digital. Em seguida, basta efetuar o login, escolher a opção e preencher os dados.

Requisitos para a mudança ou adição de categoria

Para que o motorista realize a mudança de categoria, deverá ter pelo menos 21 anos (para categorias D e E). Deve, também, possuir CNH com foto de forma regular. Este não poderá ter infração grave, gravíssima ou reincidente em infração média nos últimos doze meses.

O exame toxicológico também será exigido. Quem possui habilitação em uma das categorias entre B, C ou D e deseja conduzir veículos C, D ou E — com habilitação específica — deve solicitar a mudança ou adição.

Em seguida, será preciso realizar o exame médico de aptidão física e mental. Os taxistas, motoristas de ônibus ou condutores que exerçam atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, precisarão realizar uma avaliação psicológica.

Caso esteja autorizado pelo médico e psicólogo, a pessoa deverá realizar o curso do Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola). Em seguida, o exame prático será realizado. Por fim, em caso de aprovação, deverá ser realizado o pagamento da taxa para a emissão da CNH.

Alteração de dados

O motorista poderá alterar o dado do endereço — desde que seja no mesmo município —, mudar o nome do pai e do RG, adicionar atividade remunerada e rebaixamento da categoria.

Requisitos para a inclusão de EAR (Exerce Atividade Remunerada)

Para que uma pessoa exerça uma atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, deverá realizar exame médico e avaliação psicológica com um profissional credenciado.

O motorista com habilitação unicamente da categoria A que queria incluir EAR precisa ter 21 anos completos, com habilitação a pelo menos dois anos na categoria A e com aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototaxi.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.