Cidades passam a proibir a circulação de pessoas infectadas pela covid-19. Nessa semana, a prefeitura de Cascavel, no oeste do Paraná, informou que estará bloqueando os cartões de transporte coletivo para a população que testou positivo nessa pandemia. A iniciativa já está em validação e não apresenta prazo final para ser encerrada.

Diante do crescimento no número de contaminação pela Covid-19, as gestões estaduais e municipais passaram a adotar suas próprias medidas de contenção. Para quem mora em Cascavel, não será permitida mais a circulação nos ônibus, uma vez em que a prefeitura bloqueou os cartões de quem está infectado.
A gestão explicou que, a decisão objetiva de fato controlar o número de proliferação da doença, de modo que tire a cidade do estado de alerta. Até o momento, cerca de 24 cartões já foram bloqueados, sendo destravados apenas após o período de 15 dias necessário para a quarentena.
Processo de destrave e demais informes
A presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar), Simoni Soares, informou que diariamente a Secretaria Municipal de Saúde vem repassando os dados de contaminação para o órgão.
Desse modo, a cada novo contágio um entrave é realizado até que a cidade esteja fora da zona de risco. Já no que diz respeito ao desbloqueio, a gestora informou ainda que é procedimento é simples e pode ser feito por telefone (45) 3036-3738. Em seguida, é preciso ir até a sede do ValeSim, na Rua Duque de Caxias, 770, ao lado da Catedral, para validar a liberação.
Cartão do estudante
Questionada sobre a volta do cartão estudante, Simoni informou que não há previsão, apenas quando as aulas presenciais retornarem. O pedido deverá ser feito através de um requerimento na sede da transitar.
Cartão dos idosos
Por fim, no caso dos idosos o movimento é de bloqueio total. Espera-se que até o dia 4 de abril os cartões sigam bloqueados garantido assim a maior segurança para esse grupo considerado o mais vulnerável na pandemia do novo coronavírus.
Índices da covid-19 em Cascavel
De acordo com o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, até esta segunda-feira (29), a cidade contabilizou 29.495 casos confirmados e 552 mortos.