O governo de São Paulo anunciou, na tarde desta sexta-feira (19), a antecipação da aplicação de doses nos idosos de 69 a 71 anos. De acordo com as novas datas do calendário de vacinação de SP, esse grupo será vacinado no dia 27 de março.
O anúncio foi feito durante a coletiva de imprensa para falar sobre as medidas adotadas pelo Estado para conter o avanço na Covid-19. É importante destacar que desde segunda-feira (15), todo o estado de São Paulo está na Fase Emergencial do Plano SP.
Esse é o pior momento da doença que o estado vem enfrentando, desde o seu início no mês de março do ano passado. Diante disso, o governo do estado anunciou a entrada na Fase Emergencial, a mais restritiva, que permanecerá por 15 dias.
Durante a coletiva, o vice-governador, Rodrigo Garcia, suspendeu a Operação Descida no Sistema Anchieta-Imigrantes. Essa estará suspensa em todos os dias da semana e servia para desestimular as viagens ao litoral paulista.
A suspensão veio após pedido dos prefeitos das cidades litorâneas que temem superlotação, após a decisão do prefeito de São Paulo de antecipar cinco feriados municipais. Garcia fez questão de frisar que a quarentena não é férias e que todas as medidas tomadas são para que os paulistas permaneçam em casa.
O prefeito da cidade de Santos, Rogério Santos (PSDB), participou da coletiva de imprensa e pediu que os cidadãos que residem em outras regiões não se desloquem para a sua cidade. Além disso, informou que o calçadão e a praia estrão fechadas nos próximos dias.
Santos declarou que esse apelo e a decisão de fechar os pontos turísticos são para conter o avanço na Covid no município. Segundo ele, há 14 dias o índice de ocupação de leitos na Baixada Santista era de apenas 44%. Porém, hoje a região já está com 80% dos leitos ocupados.
Calendário de vacinação de SP
O governo de São Paulo, não apenas antecipou a vacinação dos idosos de 70 e 71 anos, mas também incluiu os idosos com 69 anos. De acordo com o calendário de vacinação de SP esse grupo será vacinado no dia 27 de março, como dito anteriormente.
Segundo o calendário de vacinação de SP é esperado 910 mil idos dessa faixa etária. Esses receberão a primeira dose do imunizante. É importante lembrar que esses devem fazer o pré-cadastro no site Vacina já.