A Caixa Econômica já montou um esquema para uma possível retomada dos pagamentos do auxílio emergencial. De acordo com fontes ouvidas, cerca de 700 agências podem vir a funcionar aos sábados. O esquema passa a vigorar após a edição de um decreto com a regulamentação dos repasses, com previsão para abril.
Antes disso, é preciso que o Congresso publique a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que autoriza os gastos com o auxílio. E o governo deve publicar uma MP (Medida Provisória) que estabelece as regras para a ajuda governamental. A previsão é que até a semana que vem a MP seja publicada.
A expectativa é que as agências da Caixa funcionem aos sábados das 8h às 12h, em finais de semana que ainda serão definidos. Em 2020, o funcionamento aos sábados aconteceu em 22 semanas.
O crédito em conta poupança para os trabalhadores informais será depositado todos os dias, inclusive aos domingos. Ou seja, o depósito não ocorrerá somente nos dias úteis.
Como forma de evitar aglomerações, a orientação é estimular os beneficiários a utilizar o aplicativo Caixa Tem para movimentar o dinheiro depositado na conta poupança.
Através do aplicativo é possível pagar boletos, contas de água, luz, telefone, entre outras e ainda fazer compras. É necessário aguardar alguns dias para sacar o dinheiro ou transferir para outras compras.
Como forma de evitar as fraudes, a Caixa está orientando os usuários a renovarem seu cadastro no aplicativo. A atualização começou ontem (14) para nascidos em janeiro e no 31 de março, será a vez dos nascidos em dezembro.
Confira as datas de atualização, segundo o mês de nascimento:
- 14 de março (domingo) – Janeiro
- 15 de março (terça) – Fevereiro
- 18 de março (quinta) – Março
- 20 de março (sábado) – Abril
- 22 de março (segunda) – Maio
- 23 de março (terça) – Junho
- 24 de março (quarta) – Julho
- 25 de março (quinta) – Agosto
- 26 de março (sexta) – Setembro
- 29 de março (segunda) – Outubro
- 30 de março (terça) – Novembro
- 31 de março (quarta) – Dezembro
Atraso na tramitação do auxílio emergencial
O Ministério da Cidadania esperava iniciar os pagamentos do auxílio emergencial em 18 de março, próxima quinta, para os beneficiários do Bolsa Família. E para os trabalhadores informais, o o crédito em conta poupança a partir da última semana do mês.
Porém, por conta do atraso na tramitação da PEC, a saída encontrada foi rodar a folha com os valores tradicionais do Bolsa Família.