Bolsa Família congelado! 137 MIL famílias fazem inscrição em SP, mas não são incluídas

Aceitação do Bolsa Família em São Paulo é congelada. Na última semana, o prefeito Bruno Covas (PSDB) revelou que há mais de 137 mil famílias paulistanas que aguardam a aprovação para receber os salários do BF. De acordo com ele, não há justificativas para que esse grupo seja barrado do projeto. Entenda o papel do governo federal nesse processo.

Bolsa Família congelado! 137 MIL famílias fazem inscrição em SP, mas não são incluídas (Imagem: Reprodução/Google)

A candidatura de novos segurados do Bolsa Família tem sido um problema em várias regiões do Brasil.

Enquanto no Nordeste e em São Paulo há milhares de famílias com o pedido barrado, em regiões como no Mato Grosso do Sul estão sendo aceitos mais do que o previsto pelo ministério da cidadania.

Bolsa Família congelado em São Paulo

De acordo com a denuncia feita por Covas, cerca de 137 mil famílias estão com o pedido de aceite barrado. Todas, garantiu o gestor, se adequam as regras de concessão do Bolsa Família, mas ainda assim não obtiveram resposta do governo federal.

Os dados da prefeitura paulistana revelam que desde abril de 2020 não são aceitos novos segurados. Na contrapartida, cerca de 9 mil famílias foram excluídas desde setembro. Nesse momento, a capital conta com 471.084 cadastros aprovados.

Congelamento do Bolsa Família no Nordeste

Além de São Paulo, há outras regiões onde o programa está travado. Na última semana, o governo da Bahia afirmou que além da falta de aceitação de novos segurados, há ainda milhares de baianos sendo cortados do programa sem justificativas.

Em Pernambuco, a situação é similar, tendo o número de cortes maior do que a inclusão de novas famílias que também não vem sendo realizada. É importante ressaltar que, desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro o portal da transferência ocultou os dados de manutenção do Bolsa Família.

Em resposta, o Ministério da Cidadania garantiu que desde abril de 2020 o programa passou a receber mais que 14 milhões de cadastros.

Nesse momento, os gestores federais trabalham para garantir a proposta de reformulação do programa que almeja, entre outras coisas, aumentar o valor dos salários e alterar as regras de concessão.

Para acompanhar todas as informações do Bolsa Família fique de olho em nossa página exclusiva do projeto.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.