O Governo da Paraíba encontrou uma forma diferenciada para cadastrar a população na fila da vacina contra o novo coronavírus. A autoridade criou um portal de cadastro que notifica o cidadão na proximidade da sua vez.
De acordo com a secretaria executiva da Saúde, Renata Nóbrega, o novo coronavírus serve como lista de acesso às pessoas que fazem parte do público alvo da vacinação.
“O objetivo é que cada Secretaria de Saúde faça a avaliação desse banco de dados para convocar a população alvo de cada fase quando chegar o período da sua vacinação”, explica.
Ao início de cada fase, o cadastrado será notificado para que possa se dirigir à sala de vacinação mais próxima de sua casa. Só na Paraíba são mais de mil locais disponíveis.
Além da possibilidade de cadastro, a plataforma disponibiliza um painel de vacinação com informações sobre o vírus, que deve ser combatido mesmo após a vacina. Há também um espaço para tirar dúvidas, além de uma aba para acompanhamento de distribuição das vacinas no estado.
Atualmente, o estado da Paraíba está na fase dois, que imuniza idosos acima de 80 anos:
- Acamados;
- Que respiram com auxílio de qualquer suporte ventilatório;
- Que apresentam algum grau na perda de sua autonomia;
- Que tenham sofrido eventos agudos por doenças crônicas não transmissíveis;
- Portadores de obesidade e ou diabetes e ou hipertensão arterial.
Covid-19 na Paraíba
De acordo com dados divulgados pelo Wikipédia e JHU CSSE COVID-19 Data, a Paraíba totaliza 191.584 casos do novo coronavírus, sendo 148.856 recuperados e 4.056 mortes.
Somente no domingo (31), foram registrados 1.104 novos casos, sendo oito mortes. O G1 mostrou que “todos os 223 municípios paraibanos registraram casos da doença e 200 cidades registraram óbitos”.
As 10 cidades com maior número de casos são, respectivamente: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira, Santa Rita, Cabedelo, Sousa, São Bento, Cajazeiras e Bayeux.
A primeira fonte mostra que, a nível nacional, foram registrados 9.204.731 casos, sendo 8.176.373 recuperados e 224.504 mortes.
Já a nível mundial, os números crescem para 103.034.951 casos, 57.139.729 recuperados e 2.229.565 mortos.