O Detran-RS informou que a taxa de licenciamento cairá, pelo menos, 10% com a digitalização do documento. Os novos valores serão definidos nos próximos dias pela Direção-Geral do Departamento de Trânsito.
O licenciamento de veículos do estado do Rio Grande do Sul foi digitalizado e, por isso, os custos de impressão documento e de envio pelos Correios não serão mais necessários. Logo, o valor ficará mais barato.
O Detran-RS informou que a taxa de licenciamento continuará sendo cobrada, pois há outras despesas operacionais, como os de tecnologia da informação. Os novos valores de 2021 serão definidos e encaminhados em projeto de lei para análise da Assembleia Legislativa.
Por enquanto, até que os novos valores sejam definidos e entre em vigor, a recomendação é que os donos de veículos não efetuem o pagamento o licenciamento deste ano. O CRLV Digital pode ser gerado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O aplicativo foi desenvolvido pelo Serpro para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e viabilizado, no RS, pela Procergs e pelo Detran-RS. No app também é possível acessar a CNH Digital.
O CRLV Digital tem a mesma validade jurídica do CRLV impresso e pode ser compartilhado para outra pessoa que utiliza o mesmo veículo, desde que ela já tenha instalado, em seu dispositivo móvel, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
O compartilhamento pode ser feito para até cinco pessoas ao mesmo tempo, porém, quem recebe o CRLV digital não consegue exportar ou compartilhar o documento, mas pode apresentá-lo às autoridades de trânsito.
Quando o dono do veículo não desejar mais compartilhar com uma pessoa, basta cancelar a opção no próprio aplicativo. O acesso é por meio de uma senha de quatro dígitos, exigida para o login na Carteira Digital de Trânsito. Porém, o acesso também pode ser por impressão digital.
Os proprietários que preferirem podem fazer a impressão do documento pela Central de Serviços disponível no portal do Detran-RS ou no portal de serviços do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A impressão deve ser feita em papel branco, no tamanho A4, em tinta preta e em boa resolução. Além disso, os proprietários de veículos automotores podem solicitar a impressão do em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA), porém, será cobrada uma taxa de R$ 8.