DETRAN RS autoriza pagamento do seguro obrigatório e licenciamento

Os motoristas do Rio Grande do Sul devem ficar atentos. Nessa segunda-feira (6), foi iniciado o pagamento do seguro obrigatório DPVAT 2020. O valor será quitado junto com a taxa de licenciamento e seguirá o cronograma do IPVA deste ano. Os boletos já estão disponíveis no site da seguradora líder e do DETRAN RS.

DETRAN RS autoriza pagamento do seguro obrigatório e licenciamento
DETRAN RS autoriza pagamento do seguro obrigatório e licenciamento

Para acessa-los, é preciso informar o número do Renavan e da placa do veículo no site do DETRAN RS para os dois débitos, ou no portal da Seguradora Líder para o DPVAT.

Veja também: IPVA RS 2020: primeiro pagamento impressiona em número de adesões

Na sequência, o portal irá gerar o carnê de pagamento que poderá ser baixado ou impresso na hora. Para poder quitar a dívida, é preciso ir até uma das redes bancárias filiadas, sendo estas:

  • Banco do Brasil (somente para correntistas)
  • Banrisul
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal
  • Santander
  • Sicredi

Valor do DPVAT

Após um processo judicial realizado pela seguradora Líder (responsável pelo funcionamento do seguro), o Supremo Tribunal Federal suspendeu o reajustes de preço que reduzia a cobrança do DPVAT em até 67%.

Os valores exigidos esse ano serão os mesmo de 2019, sendo cobrados R$ 16,11 para carros e R$ 84,58 para motos.

Em caso de atrasos, o proprietário ficará impossibilitado de obter o licenciamento de seu automóvel. A dívida de ambos os documentos poderá resultar em multas e até mesmo na suspensão do veículo.

Cronograma do licenciamento 2019 no DETRAN RS

O licenciamento, tributo que libera uma nova via do documento de CRLV, é responsabilidade do DETRAN RS. Seu valor é menor do que o IPVA, sendo fixo para todos os veículos.

O calendário será diferente do DVAPT e do IPVA. As cobranças terão início no mês de abril e se estenderão até julho, conforme o calendário abaixo:

  • Final da placa 1 – 30/04/2020
  • Final da placa 2 – 30/04/2020
  • Final da placa 3 – 30/04/2020
  • Final da placa 4 – 31/05/2020
  • Final da placa 5 – 31/05/2020
  • Final da placa 6 – 31/05/2020
  • Final da placa 7 – 30/06/2020
  • Final da placa 8 – 30/06/2020
  • Final da placa 9 – 31/07/2020
  • Final da placa 0 – 31/07/2020

Sobre o DPVAT

Trata-se de um seguro que tem como objetivo fornecer assistência aos motoristas e pedestres. Seu auxílio é liberado em caso de acidentes de trânsito e os valores variam de acordo com a gravidade do caso.

Em novembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro lançou uma medida com o objetivo de suspender o benefício, entretanto o projeto vou reavaliado e voltou a funcionar no dia 1 de janeiro deste ano.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.