Campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi iniciada em Santa Catarina. Nessa semana, o país inteiro pode acompanhar a aprovação da Coronavac no enfretamento da pandemia. Dessa forma, todos os estados do país passaram a divulgar os planos onde há a definição de quem será ou não medicado neste momento. Acompanhe o cronograma em SC.
A vacinação do covid-19, em Santa Catarina, começou ainda na noite dessa segunda-feira (18). Com poucas doses disponíveis, o governo do estado precisou criar uma lista de prioridades para definir quem será vacinado neste primeiro momento. O plano conta com 4 fases, mas depende do andamento do governo federal.
Fase 1 de vacinação
Tendo em vista a necessidade de enfrentamento da doença, os profissionais de saúde estão sendo os primeiros a serem vacinados. Para este grupo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está fazendo a distribuição do medicamento e espera que cerca de 68.121 pessoas possam ser imunizadas.
Ainda na etapa 1 do plano, o governo deverá aplicar a vacina também no idosos com mais de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos que residam em asilos ou instituições psiquiátricas e a população indígena. Ao todo, são 426.678 pessoas.
É importante reforçar que mesmo dentro deste primeiro grupo, apenas 16% serão medicados. Isso porque o estado precisa receber novas doses do governo federal, que não liberou uma previsão sobre o segundo abastecimento.
Fase 2 de vacinação
Na sequência o governo estadual espera vacina mais 844.644 pessoas de 60 a 74 anos. Nessa etapa serão contemplados tanto aqueles que moram em lares coletivos, quanto os idosos que vivem com suas famílias. A expectativa é de que todo o grupo possa ser medicado.
Fase 3 de vacinação
Posteriormente, os convocados são as 1.365.028 pessoas com morbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.
Fase 4 de vacinação
Por fim, no último grupo de prioridade estão os 166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.
Os demais cidadãos, como jovens e crianças ainda não têm previsão de receber a vacina.