Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose

Campanha de vacinação contra o novo coronavírus foi iniciada em Santa Catarina. Nessa semana, o país inteiro pode acompanhar a aprovação da Coronavac no enfretamento da pandemia. Dessa forma, todos os estados do país passaram a divulgar os planos onde há a definição de quem será ou não medicado neste momento. Acompanhe o cronograma em SC.

Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)
Calendário de vacinação do COVID-19 em Santa Catarina: Veja quando receberá 1ª dose (Imagem: Google)

A vacinação do covid-19, em Santa Catarina, começou ainda na noite dessa segunda-feira (18). Com poucas doses disponíveis, o governo do estado precisou criar uma lista de prioridades para definir quem será vacinado neste primeiro momento. O plano conta com 4 fases, mas depende do andamento do governo federal.

Fase 1 de vacinação

Tendo em vista a necessidade de enfrentamento da doença, os profissionais de saúde estão sendo os primeiros a serem vacinados. Para este grupo, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) já está fazendo a distribuição do medicamento e espera que cerca de 68.121 pessoas possam ser imunizadas.

Ainda na etapa 1 do plano, o governo deverá aplicar a vacina também no idosos com mais de 75 anos de idade, pessoas com 60 anos que residam em asilos ou instituições psiquiátricas e a população indígena. Ao todo, são 426.678 pessoas.

É importante reforçar que mesmo dentro deste primeiro grupo, apenas 16% serão medicados. Isso porque o estado precisa receber novas doses do governo federal, que não liberou uma previsão sobre o segundo abastecimento.

Fase 2 de vacinação

Na sequência o governo estadual espera vacina mais 844.644 pessoas de 60 a 74 anos. Nessa etapa serão contemplados tanto aqueles que moram em lares coletivos, quanto os idosos que vivem com suas famílias. A expectativa é de que todo o grupo possa ser medicado.

Fase 3 de vacinação

Posteriormente, os convocados são as 1.365.028 pessoas com morbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras.

Fase 4 de vacinação

Por fim, no último grupo de prioridade estão os 166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.

Os demais cidadãos, como jovens e crianças ainda não têm previsão de receber a vacina.

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.