As inscrições para o SiSU 2021 estão previstas para acontecer no mês de abril. O atraso é para os estudantes poderem usar a nota do Enem 2020 para tentar conseguir uma vaga nas universidades públicas. Estaduais ou federais.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deste ano irá oferecer vagas em cursos de graduação em universidades públicas, sejam elas federais ou estaduais. As vagas são para cursos presenciais e na modalidade de Ensino à Distância (EAD).
Serão realizadas duas edições, assim como é de costume, mesmo com o atraso no cronograma do programa. Dessa maneira, haverá as inscrições para o primeiro semestre e a outra para o segundo semestre.
Geralmente, o primeiro semestre acontece no mês de janeiro, porém, como o Enem 2020 foi aplicado no último domingo (17) e o resultado só serão divulgadas no mês de março, as inscrições para Sistema de Seleção Unificada foi adiada para abril.
O edital do programa ainda não foi divulgado, porém, de acordo com as edições anteriores os participantes devem se inscrever no site do SiSU e usar a nota do Enem de 2020. Dessa maneira, apenas os estudantes que fizeram o exame poderão se inscrever.
Além disso, é preciso que os candidatos tenham concluído o ensino médio e não tenham zerado a prova de redação. A inscrição é por meio do número de inscrição e senha do Enem 2020, sendo necessário confirmar os dados e escolher duas opções de cursos.
Na escolha dos cursos é importante definir a ordem de preferência, assim como escolher a modalidade de concorrência , ou seja, se irá concorrer às vagas na modalidade universal, cotas ou ações afirmativas.
Com o edital ainda não foi divulgado, não se sabe o quantitativo de vagas que serão disponibilizadas este ano. Porém, já se sabe que serão menos que em edições anteriores, já que algumas instituições optaram por não utilizar o SiSU como forma de seleção para este ano.
Nota de corte do SiSU 2021
A nota de corte é com base na sua média no exame, por isso, os inscritos devem acompanhar o sistema diariamente e escolher a melhor situação, na qual tem mais chances de conseguir uma vaga. Veja abaixo a nota de corte dos principais cursos:
- Arquitetura e Urbanismo: 767;
- Direito: 812;
- Enfermagem: 744;
- Engenharia: 770;
- Jornalismo: 720;
- Medicina: 814;
- Nutrição: 731;
- Odontologia: 759;
- Psicologia: 789.