SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso

Já falamos sobre as datas, regras de funcionamento e outras questões do SiSU 2021. Mas você sabe quanto precisa no ENEM para conseguir o curso que deseja?

SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso
SiSU 2021: Conquiste ESTA nota mínima no ENEM para conseguir seu curso (Imagem/Reprodução: Google)

Se preparar para participar do ENEM requer muita dedicação, horas de estudo, mas também conhecimento da prova e dos sistemas que fazem uso da nota do exame.

Como é o caso do Sistema de Seleção Unificada, por peio do qual é possível ingressar em instituições públicas de todo o país.

SiSU 2021: Quanto preciso para conseguir determinado curso?

Antes de ir especificamente aos cursos, é preciso deixar algo muito explicado. O SiSU funciona por meio da nota de corte, mas também tem uma nota mínima para a participação.

Essa nota não assegura a vaga aos candidatos, que é 450 pontos além de não ter zerado a redação.

Dito isso, partimos para as notas mínimas de cada curso em si. É uma tarefa muito complicada determinar um valor que o estudante precisa atingir para ingressar em um curso, já que é algo variável.

Mas de um modo geral imaginemos o seguinte:

As notas de corte variam de instituição para instituição e de ano em ano, mas existe uma média. Observe abaixo:

  • 650 pontos: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Física, Geografia, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, História, Logística, Marketing, Pedagogia, Química, Sistemas de Informação.
  • De 650 a 700 pontos: Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Cinema, Comércio Exterior, Enfermagem, Filosofia, Fisioterapia, Gastronomia; Jornalismo, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Sistemas de Informação.
  • De 700 a 750 pontos: Arquitetura e Urbanismo, Direito, Engenharia Civil, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia
  • Acima de 750 pontos: Medicina, em algumas instituições: Direito e Engenharia Civil.

Para entender melhor essa variação basta olhar as notas de corte do curso de Medicina, um dos mais concorridos do país, na USP-Bauru:

  • Em 2019 a nota de corte foi de 858,44 pontos;
  • Enquanto que em 2020 a nota de corte foi de 827,86 pontos.

Essa variação acontece por conta do desempenho dos estudantes que concorrem às vagas naquela instituição. De modo geral, para entrar no curso de medicina nas Universidades mais concorridas é necessário ter uma pontuação superior a 800 pontos.

Continue acompanhando a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.