Norte e Nordeste poderão ter conta de luz mais barata em 2021. Nessa semana, a Câmara dos Deputados aprovou uma medida provisória que proíbe o aumento nas tarifas de energia até 2025. O texto vem sendo trabalhado desde o mês de setembro e solicita, entre outras coisas, transferências de recurso para esse setor.
Em tempos de crise econômica, qualquer corte nas despesas da população vem sendo fortemente celebrado. Para os moradores do Norte e Nordeste a conta de luz ficará com o valor mais em conta, tendo em vista a aprovação de uma MP que congela os reajustes.
O texto solicita ainda o fim de alguns subsídios destinados para as empresas elétricas de geração renovável, como parques eólicos e solares. Além disso, solicita uma transferência de recursos para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que funciona como um fundo de encargos nas contas de luz para bancar a isenção da população de baixa renda.
Avaliação sobre corte da conta de luz
De acordo com analistas desse segmento, a proposta tende a ser positiva uma vez em que irá proporcionar tarifas menores para a população. Já no que diz respeito as empresas, o retorno não será não agradável, caso a concessão de subsídios seja ainda mais reajustada.
Assim que apresentada para o Ministério da Minas e Energia, a proposta teria um custo de R$ 4 bilhões por ao governo. No entanto, a pasta afirma ainda que o subsídio vem crescendo cerca de R$ 500 milhões no mesmo período de tempo.
A ideia do governo é que durante os próximos 12 meses seja criado um mecanismo alternativo para definir como serão reconfigurados os benefícios ambientais de cada fonte de energia. A proposta ainda deverá passar pela análise de demais representantes antes de ser definitivamente implementada.
Consumidor em alerta
Mesmo com a possibilidade de reajuste, os especialistas recomendam que a população permaneça em estado de alerta e reduza o consumo nas contas de luz.
Entre as alternativas para a diminuição da tarifa está a suspensão de aparelhos, como ar condicionado, chuveiro elétrico e mais. Caso você deseje acompanhar novas informações sobre a MP, fique de olho em nosso portal.