Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas

Governo federal deverá decretar o fim dos benefícios para auxiliar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. O ano novo está cada vez mais próximo, o que significa que será encerrado o período de calamidade pública decretado desde a chegada do covid-19. Com isso, a União precisará reorganizar suas finanças, tendo em vista que o orçamento de programas como o auxílio emergencial e o BEm serão finalizados.   

Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas (Imagem: Reprodução/PR)
Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas (Imagem: Reprodução/PR)

Para poder administrar a crise do covid-19, o governo precisou decretar estado de calamidade pública.

A partir de tal determinação, fica aprovado em Lei usar valores orçamentários maior que o previsto pela LOA validada no início do ano.

No entanto, com o fim do decreto, o auxílio emergencialBEm e demais pagamentos sociais serão cancelados em 31 de dezembro.  

O fim dos programas ocorrerá, segundo o governo, sob a justificativa de que não há mais recurso em caixa.

O intitulado Orçamento de Guerra, que gerou cerca de R$ 577 bilhões em despesas, está sendo finalizado e até o momento não foi encontrada uma nova forma de administrar as folhas de pagamento dos benefícios.  

Quais projetos serão cancelados?

Caso o governo não faça uma nova política de verbas, a previsão é de que no dia 31 de dezembro sejam encerrados uma série de programas sociais de contenção de crise. Entre eles estão: 

Questionado sobre a nova manutenção financeira, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que ainda não é possível liberar uma previsão para 2021.

De acordo com ele, a verba pública ficará inviabilizada com o fim do estado de calamidade, sendo necessário criar um novo teto de gastos para fazer a manutenção dos projetos.  

Espera-se que até a primeira semana de dezembro uma solução seja liberada. Até lá, a data de vencimento das pautas permanece em 31 de dezembro. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Doutoranda e mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a coordenação de edição dos Portais da Grid Mídia e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas socias e economia popular. Iniciou sua trajetória no FDR há 7 anos, ainda como redatora, desde então foi se qualificando e crescendo dentro do grupo. Entre as suas atividades, é responsável pela gestão do time de redação, coordenação da edição e analista de dados.