RENOVAR contrato do FIES 2020: Este é o passo a passo DEFINITIVO

Os estudantes que precisam renovar os contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2020 têm um novo prazo para realizar o pedido. Isso porque, o Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 30 de novembro o prazo para a conclusão do pedido.

Fies 2020: Passo a passo para renovar seu contrato de financiamento (Imagem: reprodução/Google)

Além disso, o MEC também estendeu para a mesma data o prazo para realizar a transferência de curso ou de instituição de ensino.

Os estudantes podem realizar os pedidos por meio do Sistema Fies, no site oficial do governo (http://sisfiesportal.mec.gov.br/).

  • Primeiramente, após a acessar o link acima, basta clicar em “Aditamento de contrato”;
  • Em seguida, preencha seus dados de login no portal do Fies;
  • Por fim, basta preencher as informações solicitadas pelo programa.

O que é Fies?

O programa de financiamento estudantil (Fies) foi instituído a partir da Lei nº 10.260 em 2001, com a finalidade de auxiliar estudantes a ingressarem em cursos de ensino superior em instituições de ensino privadas, por meio de financiamento.

Dessa forma, o programa oferece a possibilidade, aos estudantes, de financiarem um curso de graduação com juros que podem chegar a juros zeros.

Neste ano, aliás, foi implementado um novo modelo de financiamento. Em que o juros varia conforme escala, de acordo com renda familiar do candidato.

Quem pode participar?

Dois grupos podem fazer a renovação do contrato de financiamento para o segundo semestre de 2020 (que está atrasado em todo o país por conta da pandemia), são eles:

  • Pessoas que possuem contrato não simplificado, ou seja, que terão mudanças nas clausuras contratuais, como fiador. Nesse caso, o estudante precisa apresentar a documentação referente a essa mudança, o que é feito presencialmente.
  • Adiantamento simplificado, essa renovação acontece de forma mais simples e pode ser feita pelo estudante diretamente no sistema do Fies.

Também até o final desse mês os estudantes que fazem uso do Financiamento podem realizar a transferência de curso ou de instituição de ensino; e ainda fazer a solicitação de aumento do prazo para quitar o financiamento.

Inadimplência no Fies

Conforme apontado pelo Portal G1, em fevereiro desse ano, a taxa de inadimplência cresceu durante o ano de 2019. No mês de abril, aliás, foram 567 mil contratos atrasados com cerca de 90 dias. No final do mesmo ano, o número já ultrapassava 700 mil.

Sendo assim, esse número representava cerca de 47% do total de 1,5 milhão de contratos. Que estavam, desse modo, na fase chamada de “amortização”, período em que os estudantes já concluíram o curso, mas precisam quitar as parcelas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!