Seguro defeso: Quem foi prejudicado com bloqueio de pagamentos do governo?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bloqueou, na última semana, 55.503 parcelas de 20.189 contas do Seguro-Desemprego do Pescador Artesanal (Seguro Defeso). Aliás, foi realizada uma análise de 261 requerimentos, com auxílio de tecnologia e monitoramento diário. Os dados foram apresentados nessa quarta-feira (18), no Encontro de Integridade e Combate a Fraudes. 

Seguro defeso: Quem foi prejudicado com bloqueio de pagamentos do governo?
Seguro defeso: Quem foi prejudicado com bloqueio de pagamentos do governo? (Imagem: Ministério da Economia)

A ação do INSS tem a finalidade de detectar, corrigir e prevenir irregularidades e possíveis fraudes sob o Seguro Defeso. Assim, com a ação, os valores bloqueados representam R$ 58.000,635.

Além disso, uma outra medida adotada foi a criação da campanha de conscientização na segurança de senhas pessoas. 

No evento do INSS, foi lançado, oficialmente, o grupo de trabalho. Que é composta por diversos internos de vários órgão, por meio da Portaria Conjunta nº 83/2020. Sendo assim esses:

  • Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (ME);
  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev);
  • Secretaria de Aquicultura e Pesca e Caixa;
  • Polícia Federal; e
  • INSS.

Aliás, esse grupo de trabalho atuará conjuntamente, a fim de detectar e solucionar possíveis situações de fraudes, em uma sala de situação localizada na sede o INSS. 

Grupo de trabalho visa combater fraudes no Seguro Defeso

Ademais, com a ação adotada pelo INSS na prevenção e combate a fraudes, foram economizados 3% da despesa anual com pagamento de benefícios. Como afirmou o presidente do órgão, Leonardo Rolim.

De acordo com o representante do INSS, a ação só foi possível por conta da parceria com os outros órgãos

A relação institucional e o uso de tecnologia foram os grandes avanços para garantir o bom uso dos recursos públicos”, disse Rolim. 

Já o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mário Paes de Andrade, destacou durante o evento a importância da tecnologia no combate às irregularidades. 

“Foi um trabalho incrível das equipes e vamos seguir usando o digital em todas nossas ações, porque é a única maneira de eliminar a burocracia e liberar recursos para as políticas sociais de verdade”, enfatizou o secretário. 

Sobre o Seguro Defeso

O Seguro Defeso é um benefício pago aos pescadores artesanais, como uma forma de assistência temporária a esses trabalhadores, que não podem realizar a pesca durante o período de defeso de algumas espécies. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!