O dólar abre o dia em alta nesta quarta-feira (11), com as bolsas mundiais operando no azul devido ao avanço da vacina contra a covid-19 e os investidores atentos às declarações do presidente Bolsonaro. Por volta das 11h30 a moeda norte-americana operava subia 0,05%, sendo negociado a R$ 5,396.
No exterior, permanece o otimismo global após a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e a notícia da eficácia de 90% da vacina contra a covid-19, fabricada pela Pfizer e BioNTech.
Por outro lado, segue aumentando as preocupações relacionadas aos danos econômicos que a nova onda de infecções está causando em diversos países, que inclusive já adotaram novos lockdowns.
Nos EUA, os mercados estão fechados devido o feriado do Dia do Veterano.
Cenário interno
No radar local, o mercado avalia os dados divulgados mais cedo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontaram uma desaceleração pelo quinto mês no desempenho do comércio, comparado ao meses anteriores.
Os investidores seguem atentos às falas do presidente da República Jair Bolsonaro sobre o novo presidente dos EUA. Sendo um dos poucos líderes mundiais que ainda não parabenizou Joe Biden, durante um discurso nesta última terça-feira (10) o presidente ainda fez uma menção indireta ao democrata, sem citá-lo, e disse que diplomacia não é suficiente e se preciso faria uso de ‘pólvora’.
“Assistimos há pouco um grande candidato a chefe de Estado dizer que se eu não apagar o fogo na Amazônia levanta barreira comerciais contra o Brasil. Como é que nós podemos fazer frente a tudo isso? Apenas na diplomacia não dá. Porque quando acaba saliva, tem que ter pólvora, se não, não funciona. Precisa nem usar pólvora, mas tem que saber que tem. Esse é o mundo”.
Última cotação do dólar
Na última sessão ocorrida nesta terça-feira (10), o dólar encerrou em leve alta de 0,06% frente ao real, sendo negociado a R$ 5,391. Na parcial do mês de novembro, há um acumulo de queda de 6,05%.