A Black Friday é considerada uma das datas mais importantes para alavancar as vendas no varejo do Brasil. Em um ano atípico, devido à pandemia, as expectativas para a edição 2020, que acontecerá dia 27 de novembro, são ainda mais positivas, principalmente se tratando das vendas realizadas pela internet.
Mesmo com a reabertura gradual das lojas físicas em todo o país, a expectativa é de uma movimentação maior no e-commerce. Os downloads de aplicativos de compras cresceram 100% durante o distanciamento social e, segundo dados do Compre & Confie, o comércio digital brasileiro faturou R$ 9,4 bilhões no mês de abril, apontando um aumento de 81% comparado ao mesmo período de 2019.
O Compre & Confie aponta também um aumento de 123% de compras online durante a data do Dia das Mães, comparado ao ano anterior. A alta de vendas digitais também foi vista durante a Páscoa e Dia dos Namorados.
Sérgio Hneda, Head de Estratégias Digitas LATAM na agência GhFly, especializada em marketing digital com foco em performance, a alta nas vendas online representam uma enorme oportunidade para a Black Friday de 2020.
“Essa migração para o online cria novos pontos de contato e identificação entre marca e clientes. Para aproveitá-los, as marcas precisam traçar planejamentos estratégicos considerando o comportamento de seu público-alvo e buscando formas de se conectar com ele durante toda a jornada de compra. O segredo está em entender e entregar a experiência desejada.”
Hneda reforça também, que o e-commerce não é um movimento passageiro, e sim uma tendência de consumo que apenas cresceu ainda mais durante a pandemia e deve permanecer em uma crescente no futuro.
Segundo ele, um estudo do Google revelou que, mesmo com a reabertura das lojas físicas, 43% dos brasileiros ainda preferem comprar pela internet e que 80% dos consumidores procuram meios de realizar suas compras sem contato físico.
Sérgio conferiu cinco dicas ao site M+ para as empresas alavancarem suas vendas digitais durante a edição 2020 da Black Friday:
1ª) ”Negociando bons descontos com os fornecedores, é possível oferecer aos consumidores preços ainda mais baixos, sem alterar a margem de lucro da empresa. Com valores menores, a possibilidade de aumentar as vendas é maior e há a chance de terminar a data com um faturamento acima do esperado”.
2ª) “Faça um estoque dos produtos que colocará em promoção. É preciso que as empresas estejam preparadas caso haja um ‘boom’ de vendas, evitando assim atrasos nos prazos de entregas e a insatisfação dos clientes.”
3ª) “Verifique se a plataforma de vendas digitais da empresa tem boa performance e suporta grande quantidade de acessos. São várias as reclamações de clientes por instabilidade e erros no site. Faça todas essas melhorias antes da Black Friday e certifique-se de que a excelência do serviço será mantida.”
4ª) “Busque oferecer uma experiência diferente aos clientes que acessam o site de sua empresa. Utilize o marketing digital, pois ele oferece essas análises de público de ponta a ponta da jornada de compra, contribuindo para entregar a melhor oferta para determinado perfil no momento ideal.”
5ª) “Prepare anúncios otimizados para os canais de mídias, sem deixar de pensar na logística. A Black Friday pode, e deve, alavancar os negócios da sua empresa. Para isso acontecer, faça um planejamento detalhado das ações antes, durante e pós evento, aproveitando todos os canais de contato com o público. Isso multiplicará, não só as vendas, como também a imagem positiva da marca.”