Este ano representou um grande desafio para o varejo. Por conta das limitações impostas pela pandemia, os comércios tiveram que encontrar formas de manter as vendas. A principal alternativa está sendo pelo uso da internet, com o e-commerce. Com a proximidade da Black Friday 2020, as empresas já estão se programando para atender da melhor forma os consumidores.
Algumas questões poderão fazer com que a data, que está marcada para o final de novembro, tenha bons resultados. A injeção econômica pelo auxílio emergencial e a habituação da população às compras online são fatores a possibilitar mais facilidade nas compras.
Conforme estimativa da Ebit Nielsen, o comércio virtual deve registrar alta de 27% na Black Friday, em relação a 2019. Sobre o e-commerce anual, a expectativa é que este evento possa impulsionar em até 38% da performance em 2020.
Antecipação das ofertas
Como forma de diminuir a possibilidade de aglomeração, a Via Varejo, que detém as Casas Bahia e o Ponto Frio, decidiu antecipar e estender o evento. Desde a última sexta-feira (23) esses comércios abriram o evento da Black Friday.
A diretora de Marketing e Comunicação Multicanal da Via Varejo, Ilca Sierra, afirmou que a ideia é que “sejam anunciadas ofertas e vantagens para o cliente, como frete grátis e entrega muito rápida”. “Nossa campanha do ano passado foi tida como a mais lembrada pelos consumidores”, complementa.
Dessa forma, as promoções terão a duração de 40 dias — até 27 de novembro. Essas ofertas poderão ser encontradas não somente pelas lojas físicas, mas também pelas plataformas digitais. Além disso, a empresa garante que não haverá flutuação de preço.
Como forma de atrair mais público para a janela de vendas, a Via Varejo preparou uma grande campanha pelos meios de comunicação. “Por conta da pandemia, este ano nosso esquenta será realizado de maneira diferente, mas não menos calorosa”, afirma Roberto Fulcherberguer, CEO da Via Varejo.
“Estamos na contagem regressiva para a Black já faz alguns dias e o lançamento da campanha é sempre o momento de grande êxtase, onde todos os colaboradores, seja das lojas, dos CDs, da fábrica ou dos escritórios, sentem-se realmente engajados e orgulhosos por vivenciarem este grande momento”, diz.