Está planejando viajar no fim do ano? Com a alta dos valores de passagens aéreas, a população deve sentir no bolso os reajustes. Mesmo com a queda no número de vendas por conta da pandemia de coronavírus, os índices apontam um vertiginoso aumento nos preços.
O aumento foi registrado em dois índices de inflação: o IGP-M, que é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que em setembro as passagens aéreas tiveram alta de 23,74%.
Já o segundo índice, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), apresenta uma alta mais branda, de 6,39%. O registro do IPCA de forma mais modesta ocorreu após quatro meses consecutivos de variações negativas.
Dois dos principais fatores que aumentaram o preço dos bilhetes aéreos foram a desvalorização do real e os custos operacionais das companhias aéreas, que ficaram mais altos devido às regras impostas pela pandemia de coronavírus.
A expectativa é de que, com as festas, férias e viagens de fim de ano, os valores possam sofrer reajustes e os passageiros possam acabar pagando menos daqui alguns meses.
Como economizar na compra de passagens aéreas
- Compre as passagens com antecedência de, pelo menos, um mês para viagens nacionais e dois meses para internacionais;
- Priorize voos de terça ou quarta-feira ou no meio de feriados e fora do horário comercial;
- Se possível, faça diversas simulações de datas e horários antes de fechar a viagem;
- De preferência a compra de passagens de ida e volta juntas;
- Compare os preços das companhias aéreas em agências e sites de turismo;
- Calcule a vantagem financeira de escolher aeroportos distantes do centro;
- Cadastre-se no site das companhias áreas para receber promoções fora de época.
- Use pontos do cartão de crédito para conseguir descontos. Diversas bandeiras têm opções promocionais de pontos cumulativos que podem ser trocados por descontos nas passagens.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), o ideal, se possível, é realizar simulações em voos, dias e horários diferentes. Assim, as chances de encontrar um preço melhor aumentam.
Ainda segundo a Abear e a Proteste, é bom também priorizar viagens nas terças e quartas-feiras, que são no meio da semana.
É ideal também observar os preços de viagens no meio de feriados e também fora de horário comercial. As chances de encontrar preços mais acessíveis seguindo essas dicas aumentam.