Retorno das atividades da Unoeste será gradual. Nesse primeiro momento apenas 35% dos alunos matriculados podem frequentar as aulas, como determina o Plano Estadual de Flexibilização.
Aos poucos as atividades começam a ser retomadas na Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, 3ª melhor instituição de ensino privado de São Paulo.
A instituição assegura aos alunos e a população que as medidas de biossegurança estão sendo tomadas para assegurar a saúde de todos os envolvidos em seu ensino/aprendizado.
Retorno das atividades presenciais
A Universidade divulgou recentemente seu Plano de Retomada das Aulas Presenciais.
O pró-reitor Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, falou sobre esse retorno e disse que alguns cursos continuam com aulas remotas, mesmo tendo autorização para retornar, pois possuem poucas aulas práticas.
“Vamos seguir as fases do Plano SP retornando gradualmente e atendendo todos os protocolos de biossegurança nos nossos espaços. Nós fizemos também um trabalho de conscientização para todos os colaboradores, professores e estudantes da Unoeste”, afirmou o Dr. José Eduardo.
Protocolos de biossegurança
A Unoeste decidiu criar alguns protocolos e até mesmo lançou um vídeo https://www.youtube.com/watch?v=fWrlDf7gDUQ&feature=youtu.be que visa apresenta-los a população. As medidas definidas são:
- Distanciamento de 1,5 metros.
- Utilização de máscara em todos os espaços da instituição.
- Aferição da temperatura por meio de termômetro digital.
- Disponibilização de álcool em gel a 70%.
- Disponibilização de tapetes sanitizante.
- Obrigatoriedade da higienização das mãos no banheiro em intervalos regulares.
- Preferência pela ventilação natural dos espaços com portas e janelas abertas.
- Desinfecção das salas, maçanetas, carteiras, mesas, louças, etc.
- Intensificação da limpeza dos espaços.
- O aluno que apresentar algum sintoma gripal (como tosse, dor de garganta, coriza, febre, fadiga, tremores, calafrios, entre outros) deve imediatamente comunicar a instituição.
- O restaurante universitário permanecerá fechado.
- Os coordenadores dos cursos devem elaborar relatórios da situação após o retorno.
- Cada professor deve criar suas próprias medidas para a diminuição do contato ente os alunos.
- O ensino remoto continua para aluno com mais de 60 anos, que tenham doenças crônicas (hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, diabetes, deficiência imunológica e obesidade mórbida); que fazem tratamento com imunossupressores; Gestantes e lactantes; que são responsáveis pelos cuidados pessoas com suspeita ou com confirmação da infecção por Covid-19.
Para saber sobre educação em todo o Brasil acompanhe a seção Carreiras do FDR .