Blumenau torna facultativo o retorno dos alunos para aulas presenciais

O município de Blumenau, em Santa Catarina, decidiu, na segunda-feira (12), que o retorno das aulas presenciais na rede pública será facultativo, ou seja, não obrigatório. Na mesma reunião, ficou definida uma data para a possível volta: dia 26 de outubro deste ano. Quem não quiser ou não puder voltar às atividades presenciais, continuará recebendo apoio à distância com o ensino remoto.

Blumenau torna facultativo o retorno dos alunos para aulas presenciais
Blumenau torna facultativo o retorno dos alunos para aulas presenciais (Imagem: Reprodução / Google)

O impasse na educação é fruto da pandemia do novo coronavírus no Brasil. A Secretaria Municipal de Educação precisou fazer uma série de alterações no cronograma e nas diretrizes escolares para atender o “novo normal” imposto pela crise.

“O que vai valer para o calendário letivo até 18 de dezembro é aula não presencial, seja ela na plataforma, seja ela no material físico, é isso que vai valer para todos os estudantes. Porém, a partir da legislação do governo do estado, abre a possibilidade para os estudantes que desejam retomar de maneira presencial”, explicou a secretária municipal de Educação, Patrícia Lueders.

Assim como em outros municípios, o retorno das atividades presenciais em Blumenau acontece de forma gradativa, a partir dos alunos mais velhos aos mais novos. Como medida de segurança, o número de alunos por sala será restrito.

Para que os estudantes tenham acesso às aulas presenciais, os pais ou responsáveis pelos mesmos deverão responder um questionário de aprovação a ida das crianças às instituições.

Mesmo com o retorno autorizado, as escolas devem ainda seguir um plano de segurança e higiene similar ao de outras instituições, que obrigam o uso de máscaras por funcionários, professores e alunos, disponibilizam álcool em gel em diferentes pontos das unidades para higienização de mãos, além da aferição de temperatura na entrada desses locais.

De acordo com o boletim divulgado pelo Governo do Estado na tarde da segunda-feira (12), Blumenau é a terceira cidade catarinense com mais casos e mortes por coronavírus.

Até o momento, são 12.339 casos confirmados, com 153 óbitos. No estado, são 228.008 pacientes, com 2.918 mortes.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Isabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA