Atenção consumidor, datas da Black Friday são divulgadas e você deve ficar ciente de seus direitos para evitar cair em golpes. O maior final de semana de compras terá início no dia 27 de novembro e promete movimentar o mercado varejista em todo o território nacional. Mesmo com um cenário de crise econômica, as marcas estão preparando promoções exclusivas para incentivar a compra de seus clientes. Abaixo, confira algumas dicas para não ter prejuízo ou cair em fraudes.
A Black Friday é conhecida mundialmente por ofertar descontos absurdos nos mais variados setores econômicos. Eletrônicos, vestuário, produtos para casa, entre tantos outros, passam a ser vendidos por menos da metade do seu preço.
Mediante tamanha grandiosidade do evento, anualmente o Procon fica atento para reduzir o número de golpes e fraudes.
Para garantir o direito do consumidor, o órgão disponibilizou uma lista com uma série de orientações que poderão ajudar o cliente a se preparar melhor antes de ir às compras. Confira:
- Antes de qualquer coisa tenha uma lista dos itens que deseja comprar e calcule quanto seu orçamento poderá disponibilizar em recursos;
- Fique atento as políticas de entrega e acompanhe as modificações no valor do frete, pois sendo muito alto a promoção tende a não valer a pena;
- Avalie as políticas de troca. Em caso de produtos danificados se certifique de que você conseguirá comprovar os erros e tenha o direito da devolução em até 30 dias;
- Confira se não há alteração no preço informado inicialmente até o pagamento
- Por fim, acesse a lista de sites não recomendados do Procon-SP para evitar fraudes.
Direitos do consumidor na Black Friday
O Procon relembra ainda que há uma série de direitos que devem ser observados mediante a validação legal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor. Veja abaixo os principais:
- Arrependimento
Se a compra for feita em uma loja física, você tem até 7 dias para devolver o produto em caso de arrependimento. Dessa forma, é possível troca-lo ou ter o dinheiro de volta. A contabilidade do tempo é feita a partir da data de entrega do item.
- Direito à informação
Qualquer produto deve ter todas as informações corretas, claras e em língua portuguesa. Dessa forma, você consegue saber mais sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além das possibilidades de risco.
- Custo de compras parceladas
Todos os produtos devem sinalizar o preço à vista e também o valor em caso de parcelamento pelo cartão de crédito, dessa forma você consegue monitorar as taxas aplicadas.