Semana Brasil 2020 termina com resultado INFERIOR ao do ano passado

A Semana Brasil, considerada como a Black Friday brasileira teve queda de 8,3% no faturamento comparado ao ano de 2019, segundo uma pesquisa da Cielo. A semana de promoções realizadas por alguns estabelecimentos próximo ao feriado de 7 de setembro havia registrado uma alta de 11% de 2019 para 2018.

Semana Brasil 2020 termina com resultado INFERIOR ao do ano passado
Semana Brasil 2020 termina com resultado INFERIOR ao do ano passado (Imagem: Reprodução/Google)

Nesta terça-feira (16), o presidente da Gouvêa Experience, Marcos Gouvêa, relatou que há 40 dias as empresas os procuraram para realizar a Semana Brasil e que o varejo estava muito desorganizado devido aos efeitos da pandemia.

Altos e baixos

Gouvêa pontuou que antes da semana de ofertas, em agosto, os números de perdas no varejo chegaram a 18,4%. Disse também que os números de vendas através do e-commerce faturou R$ 2,3 bilhões , registrando uma alta de 10% no faturamento comparado à 2019.

Setores como turismo e transporte foram negativamente afetados e a queda comparada ao ano de 2019 foi de cerca de 10%. Antes da semana de ofertas, a queda era maior que 80% sobre os dados do ano anterior.

Em estabelecimentos como bares e restaurantes, as quedas ficaram em torno de 36%, antes chegava até 50%. Em contrapartida, os setores de móveis e eletrodomésticos registraram uma alta de 7%.

Semana Brasil

A Semana Brasil teve início dia 03 de setembro e estendeu-se até o dia 13. A segunda edição do evento veio com o objetivo de aquecer o comércio, que enfrenta uma difícil retomada após flexibilização e reabertura das lojas.

Entre os participantes da Black Friday Brasileira de 2020 estiveram nomes de peso como Magazine Luiza, Pernambucanas, O Boticário, Americanas, Sephora, Fast Shop, Extra e Banco do Brasil. Os descontos variavam nas lojas físicas e através das vendas on-line.

Expectativas

Roberto Butragueño, diretor de varejo da Nielsen, o fato das vendas online no Brasil já terem sido mais intensas no decorrer deste ano devido a pandemia, deixou a semana de promoções menos atrativa. Também pontuou que a grande quantidade de semanas promocionais no Brasil pode causar um efeito inverso, pois o consumidor nem sempre conseguirá comprar em todas elas.

A expectativa de Butragueño e outros comerciantes é grande para a Black Friday, que ocorrerá no mês de novembro. Pesquisas apontam que nos últimos 06 meses houve um aumento de mais de 07 milhões de novos consumidores online.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!