As agências do INSS voltaram com o atendimento presencial no dia 14, porém os médicos peritos decidiram não voltar devido à falta de condições de trabalho que garantisse a segurança dos profissionais e dos segurados. Porém, nesta semana, as perícias médicas retomaram e agora é possível remarcar o atendimento pelo telefone 135.
No dia 14, as agências do INSS retornaram o atendimento presencial, porém, de forma reduzida e oferecendo apenas os serviços essencialmente presenciais.
A medida foi tomada, devido à redução de servidores, já que os que fazem parte do grupo de risco continuaram a trabalhar de forma remota.
Entre os serviços ofertados, a perícia médica foi a mais solicitada, já que 600 mil segurados esperam o atendimento. Porém, a categoria decidiu não voltar e os atendimentos tiveram que ser desmarcados às pressas.
Segundo o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, Leonardo Rolim, as perícias foram remarcadas, porém nem todos segurados receberam a notificação a tempo.
“Nós avisamos as pessoas que as perícias agendadas para hoje teriam que ser reagendadas, nem todos infelizmente conseguiram a tempo a informação. Nós mandamos por SMS, pelo Meu INSS e por e-mail, mas peço desculpa às pessoas que foram às agências e não conseguiram receber a informação a tempo ou não temos algum acesso a algum meio de comunicação com essas pessoas”, disse Leonardo Rolim.
Segundo a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP), naquela época, apenas 12 das mais de 800 agências que teriam perícia médica, passaram na vistoria realizada pela entidade.
De acordo com a associação “Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”.
As agências estão passando por mudanças e novas vistorias. Segundo o INSS, já há agências com agenda aberta para as perícias. Com isso, os segurados podem realizar a remarcação pelo telefone 135 do Instituto Nacional do Seguro Social.
A remarcação pelo telefone foi permitida após a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União, ontem (22). A remarcação é feita em dois casos:
- Não comparecimento do usuário na data agendada;
- Não foi possível a realização do atendimento pelas agências da Previdência Social na data previamente agendada.